Blog Psicologia no SUAS

Seja bem-vinda/o ao Blog de encontro para quem constrói o SUAS!

Dicas de leitura sobre CRAS/PSB

Muitos dos profissionais recém formados ou que estão mudando de área de atuação, dizem que estão ‘perdidos”, uma vez que não sabem o que  desenvolver nos CRAS e o que norteia e permeia a atuação nesta política pública. Sabemos do processo de construção e transformação da politica pública de assistência social na última década. Mas não sou muito adepta ao discurso constate de que “tudo é muito novo/ é construção/ninguém sabe ao certo o que fazer”. Acredito que este discurso deixa muita brecha para que os serviços sejam executados de maneira desqualificada e muitas vezes com características amadoras  – práxis? Que práxis?

Assim, para facilitar os estudos de quem pretende trabalhar, ou iniciaram recentemente a atuação em Proteção Social Básica, especificamente CRAS/PAIF, criei uma lista com os principais materiais do MDS – CNAS – CIT. Antes mesmo de revisitar teóricos e teorias – é imprescindível saber sobre a Política Nacional de Assistência Social, a implantação do Sistema único de Assistência Social, a Norma Operacional Básica do SUAS, ou seja, todo esse modelo atual pautado na Constituição Federal de 88 e sobretudo na lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, de 1993.

Abaixo a relação dos materiais por ordem de prioridade de leitura (mera sugestão)

Para fazer o Download é só clicar no título

  1. Tipificação dos Serviços Socioassistenciais – 2013
  2. Orientações Técnicas do PAIF: Tipificação Vol. I – 2012
  3. Orientações Técnicas sobre o PAIF Vol II 2012
  4. Caderno de Orientações: Referências Técnicas para Construção do Plano de Acompanhamento Familiar / Secretaria de Desenvolvimento Social. — São Paulo, 2013.
  5. Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS Anotada 2009
    1. Lei Orgânica de Assistência Social – Atualizada 2013 + 06 Leis correlatas e lista de outras normas e informações de interesse.
    2. LOAS – Comentários à Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS – Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993 – Publicações da Escola da AGU – 2015
  6. Política Nacional de Assistência Social – PNAS/ 2004
  7. Norma Operacional Básica de Serviço Social – NOB/SUAS
  8. Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferência de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS

Veja muito mais no site do MDS

JÁ ESTÁ DISPONIVEL A RELAÇÃO DE LEITURA PARTE II  – clique AQUI

Para acessar mais sugestões de Leitura

  1. 34 Livros para a atuação no SUAS
  2. Sugestões de livros – Parte II
  3. Sugestões de Livros III

Boa leitura !!!

Anúncios

63 comentários em “Dicas de leitura sobre CRAS/PSB

  1. Olá Rozana, sou assistente social e o município em que atuo esta com uma capacitação em que a discussão o que é demanda CRAS e CREAS, uma vez que há o entendimento de que o CRAS e porta de entrada e atendera suspeitas de violência e/ou violação para apos encaminhar para o CREAS. Na verdade tem uma dificuldade em entender o que e de CRAS e de CREAS, e as situações sempre ficam para CRAS”apaga fogo” e não conseguimos executar o trabalho de CRAS.
    O palestrante diz que não enxerga o trabalho infantil ser de CREAS, mas não pontuou seu s argumentos, enfim esta muito complicado, pois justificam que CRAS fica no território e por ser porta de entrada, mas não concordo, por favor me ajude. obrigada
    Maristela

    Curtir

  2. Bom dia Rozana, estou em dúvida em relação ao último caderno de orientações do SCFV, no site do MDS só em uma publicação de 2010, saberia me dizer se tem alguma publicação mais recente? Obrigada.

    Curtir

  3. Bom dia Rozana,
    Parabéns pelo seu blog; não há mais elogios disponíveis diversos para serem usados, então permaneço apenas nas felicitações pelo ótimo trabalho que você tem feito.
    Tem uma questão que ainda não ficou muito clara. Tenho pouco tempo de SUAS, estou inserida no CRAS, e sou psicóloga. Ainda recebo muitas solicitações para concessão de benefícios, especialmente os de caráter eventuais, e recursos de descumprimento de condicionalidades do PBF. Todavia, dentro da minha forma de pensar, eu acredito que não é algo que seja da alçada da psicologia. As orientações técnicas que temos para psicólogos deixam a linha limítrofe muito tênue entre o trabalho do A.S. e do Psi dentro dos CRAS. O que você pensa sobre esse assunto?

    Curtir

  4. Bom dia Rosana, eu sou estudante de Serviço Social, estou na reta final do curso e esse blog tem me ajudado muito, pois minha área de estágio é no Cras. Você estar de parabéns!!
    Aproveito para pedir uma ajuda, estou fazendo meu projeto de pesquisa para a elaboração do meu tcc, e quero contemplar com o tema desafios do Suas para efetivação do Suas em meu município. será que você tem alguma dica de livros que respalde sobre o Sistema Único de Assistência Social – SUAS? Pois o materiais que consegui foi pelo mds, e são poucos. Fico grata desde já.
    bjos.

    Curtir

  5. Olá Rozana, td bem? Prazer, eu sou assistente social,rs,,,seu site é simplesmente fantástico, parabéns pela disposição e iniciativa de compartilhar conosco sugestões de leituras tão fundamentais, tanto para iniciante como para veteranos no assunto, afinal, conhecimento é poder!
    Juntas nessa!
    Grata!
    Abçs

    Curtir

  6. Gente, esse site é simplesmente fantástico…. Nos,trabalhadores (as) do Suas só temos que agradecer por tantas informações q contribuem para nosso crescimento.
    Jesus te proteja e, que a luz que te ilumina nunca se apague….
    Bjs

    Curtir

  7. Boa noite Rozana! Meu nome é Flávia. Sou professora e falo de Belo Horizonte / Mg. Trabalhei muitos anos na Secretaria de Educação e gostaria de parabenizar pelo blog. Está fantástico! As informações estão esclarecedoras.. O debate está ótimo, e trazem informações importantes para o nosso trabalho. Um grande abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Rosana. Existem pessoas famosas e pessoas importantes. De fato, tu és super importante para todos os que procuram por informações/novidades sobre a psicologia nas politicas públicas. Parabéns pelo Trabalho querida. Segue abaixo meu e-mail para o envio de materiais ou novidades sobre essa apaixonante área da psicologia nas politicas públicas, no meu interesse o CRAS!

    deoliveira.diego@gmail.com

    Curtido por 1 pessoa

    1. Diego!
      Confesso que receber comentários como o seu me deixa muito feliz e realizada! pois não é tão fácil manter a coragem e motivação para continuar compartilhando materiais, ideias e experiências com os colegas da área! Por isso, muito obrigada por essa dose de ânimo e reconhecimento!

      Para receber notificações automáticas sobre os materiais postados aqui, você deve cadastrar o seu e-mail no campo que fica na aba a direita do Blog, ok?

      Um abraço !

      Curtir

  9. Bom Dia, Rosana!

    Meu nome é Mara, trabalho no CRAS localizado num município próximo a BH. Acontece que toda a equipe se vê obrigada pelo secretariado local a fazer o preenchimento do formulário CADÚNICO/BOLSA .FAMÍLIA, mesmo contra nossa vontade. Eles alegam que o distrito o qual trabalhamos fica longe da sede, local esse em que trabalha a equipe contratada do Programa Bolsa Família. O que vc sugere que façamos?

    Curtir

    1. Oi Mara,

      Se o Cadastro Único esta descentralizado neste distrito ele tem que necessariamente contar com uma equipe, ou dependendo da demanda, um entrevistador ou digitador. Mas os técnicos do PAIF não são responsáveis pelo preenchimento do Cadastro.
      A saída é sempre o diálogo, mas deve ser toda a equipe, a qual deve estar com a compreensão e linguagem bem afinadas para facilitar a articulação com o gestor.
      Lembrando sempre que não se trata de oposição ao trabalho, mas estabelecimento de fluxos e defesa de que o PAIF seja executado da melhor forma possível, para isso a equipe não pode ser desviada de suas funções.
      Um abraço e que vocês consigam chegar num melhor caminho para todos!

      Curtir

  10. Rozana
    Que maravilha esse seu Blog! Você não tem ideia do que está trazendo para muitos profissionais, essa grande variedade de informação, olhe não sei nem por onde começar rsrs sou coordenadora de um CRAS , pedagoga e me apaixonei pelo social e hoje sou estudante de serviço social.
    Amei tudo isso.
    Parabéns! … Ah e muito obrigada por contribuir para nosso aprendizado. Deus abençoe
    Graça Ibiapina.

    Curtir

  11. Trabalha-se no CRAS com grupo operativo? Caso afirmativo, onde consta nas Orientações Técnicas? Que material aborda a utilização de oficinas no âmbito do atendimento em grupo? Obrigada

    Curtir

  12. Olá Rozana! Parabens pela iniciativa do blog. Sou psicologa e apaixonada pela area comunitária. Encontro muitas dificuldades com relação à divulgação dos processos seletivos para CRAS, CREAS e projetos socioassistenciais. Tu terias alguma dica para me passar? Abraços

    Curtir

  13. Olá pessoal….esse blog é um sucesso, parabenizo a Rosana Fonseca pela iniciativa, pois, pessoas como você auxiliam o sucesso de outros, mas hoje estou aqui para deixar um recadinho, estamos precisando de um psicologo(a), para atuar no CRAS do município de Cotriguaçu/MT, se alguém tiver interesse, por favor entre em contato pelo telefone (66) 3555 1074.

    Curtir

  14. Bom dia Rozana, também sou marinheira de primeira viagem na área da atuação no CRAS. Estou me especializando em psicologia clínica e acabou surgindo essa oportunidade de trabalho no CRAS. Seu blog é fantástico, pois realmente as dúvidas são muitas. Bom dia!

    Curtir

  15. Olá Rosana, em primeiro lugar agradecer-lhe por sua partilha, estou iniciando no CRAS, sou psicóloga, e gostaria de receber mais informações de como iniciar o trabalho, estou lendo os materiais que vc já indicou para os colegas, e deixarei meu e -mail para as novidades.
    Obrigada por ser tão generosa…
    Abraços,
    Mara Fernanda

    Curtir

    1. Oi Maria Fernanda,
      Seja bem-vinda

      Para receber as informações e notícias do que é publicado aqui, você precisa cadastrar seu e-mail (seguir o blog) fica na lateral direita do Blog. Após o cadastro, tudo que eu postar você receberá na mesma hora em seu E-mail.

      Um abraço

      Curtir

  16. Olá Rozana!
    Adorei o blog e o encontrei há pouco tempo. Mas sei que farei bastante uso deste como ferramenta de auxílio em minha atuação.
    Estou há pouco atuando no CRAS em um município de pequeno porte. Ainda tenho algumas dúvidas referentes à “documentação” dos acompanhamentos. Ou seja, “o tal do relatório”. Esta é uma dúvida imediata, já baixei alguns textos aqui no blog para leitura. Você poderia me auxiliar? Desde já agradeço e novamente, parabenizo pela iniciativa e dedicação.

    Curtir

  17. Hoje tive a oportunidade de assistir o II seminário de Psicologia no SUAS e assim conhecer seu Maravilhoso Blog! Com toda certeza irá me ajudar muito! Obrigada

    Curtir

  18. Parabéns pela iniciativa e obrigada pelas dicas. Em agosto vou começar meu estágio profissionalizante em um CRAS da minha cidade (Juazeiro do Norte) e
    estava procurando bibliografia pra começar a entender melhor como é a atuação do psicólogo nos dispositivos de assistência social. Gosto muito da área e pretendo trabalhar nela futuramente. Parabéns pelo seu trabalho.

    Curtir

  19. Bom dia!Minha situação não é nada diferente da maioria dos comentários aqui postados. Estou começando a atuar no CRAS neste mês, termino meu curso de graduação em psicologia no final deste ano, mas me interesso muito no trabalho que poderei desenvolver no futuro e no que já posso começar hoje, mesmo não sendo psicóloga ainda. Qualquer sugestão será muito bem vinda. Parabéns pelo seu trabalho!

    Curtir

    1. Oi Andréia, seja bem-vinda! e obrigada por participar, ainda temos poucos estudantes de psicologia por aqui 😦 e que bom que você visitou e deixou seu comentário! obrigada!
      Vou deixar uns llinks com materiais básicos sobre o trabalho no SUAS, com certeza ajudará!
      1 – https://craspsicologia.wordpress.com/leitura-cras-e-creas/papel-do-psicologo-no-cras/
      2 – https://craspsicologia.wordpress.com/leitura-cras-e-creas/trabalho-no-cras-sua/
      3 – https://craspsicologia.wordpress.com/leitura-cras-e-creas/psicologo-no-creas-livros-cartilhas-artigo/

      Um abraço e ótimos estudos!

      Curtir

  20. Olá Rozana. Adorei o blog. Sou Assistente Social formada recentemente e estou atuando em um CRAS que atende uma comunidade remanescente de quilombo.Gostaria muito de sua ajuda com indicações para que eu e o psicologo possamos desenvolver um trabalho eficaz junto a comunidade.

    Curtir

  21. Olá, Rozana quero te parabenizar pelo blog é realmente muito bom. Eu me identifiquei mesmo a proposito eu sou psicologa recém formada e estou iniciando um trabalho no Cras, estou totalmente perdida não sei direito por onde começar, se puder me dar algumas dicas eu ficarei grata, desde já agradeço pela atenção. Nelzirene.

    Curtir

  22. Olá Rosana!! Gostaria de algumas dicas para pedagogo para o trabalho no cras e Peti, pois minha experiência foi toda na área empresarial. E desde já parabenizo esse blog.Grata.

    Curtir

    1. Oi Janielle, Infelizmente não vou poder ajudá-la agora! muitos me pedem algumas dicas sobre a atuação dos pedagogos na proteção social e até o momento não escrevi nada!! é uma falha, mas logo farei!
      *pense o sua função como trabalhadora do SUAS, leia estes materiais comuns aos profissionais que executam a proteção social e posso adiantar que o entendimento do seu papel ficará mais claro: https://craspsicologia.wordpress.com/leitura-cras-e-creas/ e https://craspsicologia.wordpress.com/2010/12/10/mds-lanca-caderno-de-orientacoes-scfv-e-peti/
      um abraço!

      Curtir

  23. Rozana, parabéns pelo Blog!! Sou psicólogo no CRAS de Lagoa Formosa/MG a 2 anos e meio, sempre estou de olho no blog, e é realmente esclarecedor. Muitos psicólogos começam a atuar no CRAS e ficam extremamente “perdidos”, mas devemos sempre estar atentos às particularidades e peculiaridades que cada lugar tem, para que assim possamos desenvolver nosso trabalho de acordo com as necessidades do lugar!! Parabens!!!

    Curtir

  24. bom dia cara Rozana, encontrei seu blog em uma pesquisa que eu estava fazendo para o PETI, sou monitora do PETI, gostaria de saber se vc tem como encaminhar para meu e-mail alguns materiais para me auxiliar no meu trabalho, pois fiquei um pouco afastada, estava emprestada para o CRAS, trabalhando com as oficinas de adolescentes, crianças de 6-11 anos, brinquedoteca 0 a 5 anos, geração de renda e gestantes, cada dia da semana atendia um grupo, mas estava vendo que houve algumas mudanças, se tiver como encaminhar a cartilha atualizada, e outros materiais será muito bem utilizado, não temos a comissão do PETI, e não fazemos o plano de ação, se tiver algum modelo para me ajudar agradeço, e material para as campanhas, como prevenção ao trabalho infantil, exploração sexual ou outros, desde já agradeço sua atenção e parabéns ao seu dedicado trabalho.

    Att,

    Susy Wetzel
    susybbs@hotmail.com
    Monitora do PETI
    Balneário Barra do Sul-SC

    Curtir

    1. Oi Susy! bom retorno ao trabalho!
      Os materiais do PETI podem ser acessados aqui: https://craspsicologia.wordpress.com/leitura-cras-e-creas/psicologo-no-creas-livros-cartilhas-artigo/
      Quanto ao plano de ação eu não tenho modelo e materiais para campanha você encontra no site do MDS http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/peti/artigo-secretaria-denise-colin, http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/peti
      site Faça bonito http://www.facabonito.com.br/
      um abraço

      Curtir

  25. Oi Rozana,gostaria que você me enviasse sugestões de projetos e atividades que possa desenvolver dentro do cras.

    Curtir

    1. Oi Cleia,
      Dê uma olhada nos links: https://craspsicologia.wordpress.com/perguntas-frequentes/ 😉 https://craspsicologia.wordpress.com/2012/11/05/grupo-idosos-cras-eunapolis-bahia-psicologa-rozana-fonseca/ 😉 https://craspsicologia.wordpress.com/2010/05/24/cras-eunapolis/ (este último post será atualizado em breve)
      Acredito que poderá auxiliá-la em algo, pois sem informações sobre o contexto, realidade, qual público do seu CRAS, fica muito amplo e extenso para sugerir atividades, e confesso, eu não conseguiria!
      Mas espero que os materiais disponíveis possa ajudar um pouco!
      um abraço

      Curtir

  26. gente sou nova no cras e estou perdida vou trabalhar com adolescente com o projovem mas alguém tem alguma sugestão de dinâmica encontros para me ajudar?

    Curtir

  27. Oi Rozana, seu blog é excelente e tem me ajudado muito. Recentemente estou atuando como psicóloga do CRAS. Gostaria que você me enviasse sugestões de projetos e atividades que eu possa desenvolver dentro CRAS.

    Curtir

    1. Oi Eridan! obrigada fico contente em saber!!
      li sua msg tb no facebook ref, grupo idosos, não é? me envie um relato de como é configurado o trbalho ai, o que já é desenvolvido… assim fica mais fácil entender e poder sugerir algo! até porque sempre que dou retorno sem o colega expor um pouco do trabalho, fica vazio e nao tenho um feedback quanto ao sugerido!! um bjo e aguardo seu comentário ou e-mail!

      Curtir

  28. Oi Rozana!
    Primeiramente agradeço às contribuições e à gentil concessão de conhecimentos e práticas de sua parte. Sou profissional de educação física e iniciei recentemente no CRAS de Westfália/RS. Estou lendo o material do Blog que está sendo muito útil no meu dia a dia. Gostaria de desenvolver um bom trabalho dentro da assistência social, e para isto, venho solicitar se possível materiais que possam me ajudar nesta área, bem como sugestões de projetos que possam ser desenvolvidos dentro da unidade. desde já agradeço e mais uma vez parabenizo pela iniciativa!

    Curtir

    1. Bem-vinda Danieli! e obrigada pela participação e reconhecimento!
      Pois é, não tenho materiais sobre atuação do educar físico no PAIF – Mas percebo que o grande desafio é fazer com que este profissional consiga ir além da atividade física em si, ou seja, contextualizar sua atividade e dialogar com toda equipe e entender sobre a pol[ítica pulbica de assitencia social – pois ajudará numa leitura das questões sócio-históricas e econômicas dos usuários do serviço de proteção social. Pontuo sobre o que tenho visto aqui e em alguns locais.
      Caso eu encontre algum material ou atividades desenvolvidas lhe envio.
      um abraço e um ótimo trabalho!

      Curtir

  29. Gostei particularmente …meus colegas, nada de ficarem perdidos e aceitarem o discurso de que “está em construção”… PARABENS, faltam psis como tu neste país…

    Curtir

  30. Obrigada por contribuir para o crescimento profissional de todos que buscam e anseiam a cada dia por um algo a mais e fazer diferente.

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: