Blog Psicologia no SUAS

Seja bem-vinda/o ao Blog de encontro para quem constrói o SUAS!

A autora

1174934_674023712627562_1694758700_nRozana  Maria da Fonseca – Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008). Especialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesas pela Universidade Norte do paraná, UNOPAR, 2012.  Começou a atuar na área de Assistência Social em 2009, atualmente é editora do Blog e realiza cursos, palestras e supervisão técnica das práticas no SUAS (Leia mais AQUI) . Atuou como técnica de referência e coordenadora de CRAS, foi membro do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e  representante do Conselho Regional de Psicologia na Subsede Extremo Sul da Bahia (2012 a Jan/2014) (Eunápolis e região). Criou o Blog Psicologia no SUAS  em  Fev/10 e desde então, pesquisa, estuda e divulga o que for relacionado ao SUAS. Clique para  saber sobre o BLOG

Entre em contato (Para palestras, Capacitações, cursos, Oficinas e supervisão técnica) – para saber mais sobre o serviço – acesse AQUI  
Ou pelo formulário abaixo:

55 comentários em “A autora

  1. Ei Rozana! Meu nome é Lorena Lage e sou psicóloga no CRAS de Rio Piracicaba – MG há pouco mais de 1 mês. O maior desafio que tenho encontrado é na formação dos grupos, uma vez que os usuários do CRAS não possuem frequência nas oficinas de forma geral e possuem uma resistência enorme quanto à figura do psicólogo. O CRAS está nesse bairro desde novembro/13 e não havia nenhum trabalho com grupos anterior a minha chegada. Ainda não conto com o apoio de uma assistente social na equipe e não existe a integração da coordenadora e equipe com o meu trabalho. Gostaria de saber se você passou pelas mesmas dificuldades ou como agiria diante delas. Obrigada! Um abraço.

    Curtir

  2. Gostei do seu blog, sou Psicóloga recém formada. Meu primeiro emprego está sendo em um CRAS. Tenho um grupo de crianças de 7 a 12 anos que se mostram bastante agressivos e indisciplinados. Gostaria que me mandasse material que me ajude a fazer um bom trabalho com os pais e as crianças. Um forte abraço e muito sucesso…

    Curtir

  3. Parabéns Rozana pelo Blog e pelo trabalho realizado.
    Sou de Gov.Valadares/MG e atuo na Vigilância Socioassistencial e gostaria de ver posts relacionados à Gestão do SUAS e Vigilância.
    Forte abraço,
    Camila Gomes

    Curtir

  4. Oi eu sou stephanie gostaria de sabe que si uma pessoa pode colocar outra pessoa no lugar de outra e quando pedi a pessoa si desispera pra colocar outra no lugar o que essa pessoa tem

    Curtir

  5. Olá, Rozana!! Tudo bem?
    Gostaria que me enviasse por email os instrumentais que você utiliza em sua prática no CRAS. (bru.fortess@gmail.com)
    Abraços!

    Curtir

  6. parabéns Rosana gostei muito do seu blog muito interessante amei d + poucos profissionais fala do seu trabalho gostei legal, abraço eu Viviane M. Sandes

    Curtir

  7. Olá Rozana! adorei o seu blog! sou psicóloga e atuo em um CRAS no interior de São Paulo a um ano e meio. Ainda estou buscando compreender o papel do psicólogo no CRAS; gosto muito do trabalho. A partir de agora gostaria de compartilhar minhas experiências e dúvidas aqui….. seria uma grande oportunidade debater com você e os outros tantos colegas que vi por aqui…

    Um abraço

    Curtir

  8. Rosana, boa tarde! Eu atuo no Cras de Belmonte, sou Psicóloga e atuava no Caps. Mas gostaria que se fosse possível, você me enviasse algumas ações feitas no Cras. Pois nunca atuei em Cras e estou precisando de algumas idéias e ações? Ficarei muito agradecida pelo material.

    Abraços.

    Vircilêde Stolze CRP 03/8477

    Curtir

    1. Oi Vircilede! muito bem-vinda! que bom receber contato de uma colega daqui de pertinho 🙂
      Bom, como esta é sua primeira experiência em cRAS, comece lendo/estudando os materiais relacionados neste link: https://craspsicologia.wordpress.com/papel-do-psicologo-no-cras/
      e depois https://craspsicologia.wordpress.com/papel-do-psicologo-no-cras/ 00000 https://craspsicologia.wordpress.com/2012/08/31/psicologia-e-o-trabalho-no-cras/
      Acredito que irá ajudar bastante!

      Sobre minha experiência, tem estas atividades compartilhadas:
      https://craspsicologia.wordpress.com/2013/01/13/um-projeto-possivel-com-as-familias-do-cras/
      https://craspsicologia.wordpress.com/2012/11/05/grupo-idosos-cras-eunapolis-bahia-psicologa-rozana-fonseca/

      Um abraço e vamos nos falando… boa sorte no trabalho!

      Curtir

  9. Olá Rozana, meu nome é Luciana Fernandes sou psicóloga na Baixada Fluminense RJ e estava fazendo uma pesquisa sobre a atuação do psicóloga no Cras, quando descobri seu blog, achei muito rico em informações e estou gostando bastante. Identifiquei-me de imediato com o tipo de trabalho realizado e minha dúvida inicial é como ingressar no Cras, a qual órgão ou secretaria eu devo me dirigir. Desde já eu agradeço pela sua atenção e parabenizo pela bela atitude de construir o blog.
    Abraços

    Curtir

    1. Oi Luciana, que bom que gostou do blog! seja bem-vinda!
      Procure a Secretaria Municipal de Assistência social da sua cidade, ou pesquise sobre vagas para psicólogos em CRAS e/ou CREAS na sua região!!
      um abraço e boa sorte

      Curtir

  10. olá Rozana fonseca,gostei muito de saber desse cadernos de orientações SCFV e PETI,trabalho no PETI desde 2008 e gostaria muito que vc me enviase via e-mail obrigado e gostaria de manter informada sobre o peti e o cras alguma novidade me avisa valeu

    Curtir

  11. Olá Rosana,

    É um enorme prazer visitar seu blog, parabéns pela iniciativa.
    Sou Assistente Social, atuo na área há quatro anos, tabalho no CRAS do município de Lamim – MG.
    É de suma importância trabalhar com a universalização dos direitos sociais, a fim de orientar os usuários e a rede socioassistencial a alcançável Politícas Públicas.

    Marilda Soares
    Assistente Social do CRAS – Lammim.

    Conselheiro Lafaiete – MG

    Curtir

    1. Oi Marilda! UM BEM-VINDA ESPECIAL pra você!
      primeiro porque adoro que profissionais de outras categorias participem do blog e segundo porque formei com Jaqueline, de Lamim-MG, Erika e Lidiane de Cons. Lafaiete na UNIPAC Barbacena! quem sabe você a conhece??
      obrigada pelo carinho e espero que participe sempre!
      um abraço

      Curtir

    2. Olá Rosana,
      o blog é uma ferramenta fantástica.
      Somos um grupo de acadêmicas do nono período de Psicologia e estamos pesquisando sobre as demandas que o psicólogo do CRAS recebe sobre sexualidade.
      Se tiveres algum dado relevante à respeito, ficaremos gratas!!!

      Curtir

      1. Oi Patrícia,
        Obrigada! e seja bem-vinda sempre!
        quanto a essa temática ainda não recebemos muitas demandas- vocÊ se refere a situação de vulnerabilidade decorrente a discriminação, identidade estigmatizada referente orientação sexual, não é?
        abraços

        Curtir

  12. ola rozana sou psicologo e trabalho em cras no estado da paraiba,estou adorando seu blog efacebook.estas dando uma grande contribuiçao aos prof de psicologia que trabalhao nesta area;obrigado.envie seu projeto para mim,abracs.

    Curtir

  13. Oi Rozana td bem? tive o prazer de conheçe seu blog achei muito interesante sou psicologa tbm e atuo em um CRAS, por quase dois anos no interior do Rio Grande do Norte, junto a assistente social desenvolvemos trabalhos com grupos de idosos e gestantes sempre procuro ler e pesquisar sobre temas q agradem o nosso publico, já com grupo do BPC já tentei mais não deu certo por isso q estou aki te pedindo algumas ideias se possivel, agradeço desde de já!

    Abraço!

    Curtir

    1. Obrigada Ana!
      com os beneficiários BPC, não devem ser grupos com longa duração, tem formato socioeducativo, salvo aqueles que apresentam fragilidades de vínculos familiares e sociais, aí podem ser encaminhados para grupos de convivência. E o socioeducativo, é um espaço para discutir e fortalecer a cidadania, sujeitos de direitos e facilitar assuntos transversais demandados pelos participantes. E promover discussões quanto a participação popular e controle social. Assuntos que não são tão “agradáveis”, pois é uma convocação à tomada de responsabilidade acerca das questões familiares e sociais num geral. Ser cidadão é trabalhoso!

      um abraço! é apenas um comentário, não necessariamente uma resposta (se é que tem diferença)

      Curtir

  14. Gostei de sua atitude! Sou Assistente Social, já vivenciei o trabalho num CRAS, inicialmente como Assistente ADM. Mas depois eu concluí meu curso. Hoje trabalho na SMAS. Tenho muito interesse em troca de experiências no trabalho. Fiz um convite no Facebook e espero que aceite! Grande abraço e continue com essa garra.
    Sucesso, ok?
    Mônica

    Curtir

    1. Obrigada Mônica! bem-vinda, que bom receber participação de colegas de outras categorias profissionais! muito produtivo a possibilidade e espaço para um diálogo e refletixão da nossa atuação na PSB – SUAS.
      continue participando! um abraço

      Curtir

  15. Olá Rozana, tudo bem?

    Sou psicóloga e há pouco te enviei um email te pedindo algumas orientações em relação ao trabalho que vc faz no CRAS.

    Fico aguardando sua resposta.

    Abraços

    Curtir

    1. Olá Raissa!

      Obrigada pela participação e contato.

      Quanto à sua solicitação eu não tenho projetos com essa faixa etária. Mas para responder ficaria mais fácil saber se seria um grupo PAIF, ou SCFV e qual tipo, se de convivência ou socioeducativo.

      O PAIF pode ofertar grupos geracionais e intergeracionais, sendo socioeducativos e por um período definido. Pois se for um serviço de convivência, ele tem um funcionamento específico, segundo o caderno de orientações do SCFV de 06 a 15 anos.
      Bom, não sei se ajudei. Por isso precisava de mais informações…

      um abraço e continuamos nos falando!

      Curtir

      1. Olá Rozana,

        Estarei especificando melhor para que me ajude melhor tb, rsrsrs…
        Vou te enviar email.

        Um abraço e obrigada pela força.

        Curtir

    1. Oi Rosane! Bem-vinda
      Me fala quais documentos, cadernos de orientações, livros vocÊ já leu. Assim fica mais fácil para colaborar. Sugiro que você dê uma olhada no tópico aqui no blog “CATEGORIAS” tem sugestões de textos, artigos, cadernos do MDS, livros etc. espero continuar nos falando! um abraço

      Curtir

  16. Oi, Rosana! Vi que vc fez especialização na UNOPAR em gestão social, o que achou? Estou interessada, mas, estou na dúvida devido a instituição. Aqui no DF abriu um turma no IESB especificamente para psic´logos, contudo, está muito caro. Obrigada pelas informações.

    Curtir

    1. Oi Kely! obrigada pela participação!
      Bom, ainda não temrinei a pós! será em Março. Não gostei muito! mas os professores são bons e o material também. Acho que não aprendi ainda lidar com esses cursos à distância! tem ter muita disciplina…. aí dá pra fazer a diferença!
      bons estudos

      Curtir

  17. Bom dia Rozana, sou Assistente Social de um CRAS e estava procurando idéias de atividades a serem implantadas, e achei seu Bolg mto interessante e contributivo para o desenvolvimento dos CRAS…
    No municipio existe um grupo de Idosos que os encontros são semanais e já ocorrem há um certo tempo, até antes de eu começar a trabalhar, estou tentando estabeleer um vinculo e assim desenvolver atividades neste grupo mas sinto mta dificuldade até pelo interesse que as leva até lá…pois sinto que mtas participam do grupo por causa do lanche fornecido, e atividades externas, não tendo interesse e nem se mostrando participativas nas atividades internas…
    Estou pensando além de “levantar” este grupo, em fazer um grupo de pais e um de adolescentes que estao inseridos no PBF, e que estão em situação de vulnerabilidade, e que apresentam problemas na escola, e um outro de gestante…só que estou um pouco perdida e não sei por onde começar, se vc pudesse gostaria de algumas dicas e até bibliografias que possam ajudar a desenvolver estes trabalhos.

    Obrigada, Janaína

    Curtir

    1. Sugiro o livro : DINÂMICAS PARA IDOSOS – 125 JOGOS E BRINCADEIRAS ADAPTADOS de NOEME CRISTINA CARVALHO.
      Além das dinâmicas, a autora faz breves e simples considerações acerca do trabalho com pessoas idosas. e o legal, com um acervo de músicas!

      Os grupos devem funcionar após um projeto, ou seja, qual o público alvo? qual o objetivo da formação do grupo? qual tipo , convivência -socioeducativo? todos eles tem um período de funcioamento. os participantes quando inseridos já devem saber da duração e intergair com a escolha dos temas trabalhados! se o grupo continuar sem esta metodologia, acaba acontecendo essa lacuna, perde o foco.

      Se puder, retorne comentando como está seu trabalho…

      Curtir

  18. Olá,Rozana,comecei a atuar em um Cras a pouco tempo estou um pouco perdida sobre como me possicionar diante da equipe.Se possível mande alugumas sugestoes para meu e-mail.Obrigada…aguardo resposta.Bjs.

    Curtir

  19. Olá Rozana!
    estava procurando por comunidades de psi social, pessoas que me ajudassemde alguma forma com links e depoimentos sobre trabalhar em CRAS e encontrei seu link, acessei e gostei. É um espaço interessante, a internet, “juntando” pessoas de lugares tão longinquos para que possam trocar ideias.
    Parabens pelo seu blog. Sucesso e continuemos a discutir nosso papel de psicólogo em políticas públicas, principalmente a social, que ainda carece de tantos estudos e publicações.
    A proposito: sou psicologa de um CRAS na cidade de Juazeiro do Norte, Ce.
    Abraço.

    Curtir

  20. Sou psicólogo e atuo em politicas publicas a muitos anos,vc esta de parabéns pelo seu blog,iniciativa como a sua só contribuem cada vez mais,para desenvolver e fortalecer a psicologia.

    Um forte abraço !

    Curtir

      1. ROSANA EU TRABALHO NA PREFEITURA DE TERRA BOA, PARANÁ,ESTOU ATUALMENTE ATENDENDO O CRAS A SAÚDE MENTAL,E O CONSELHO TUTELAR QUE ABRNGE O FORUM E TAMBÉM A DELEGACIA,TENHO 23 ANOS DE PROFISSÃO,SEMPRE TRABALHEI EM CURITIBA MAIS JÁ FAZEM 4 ANOS
        QUE ESTOU EM TERRA BOA PR !

        UM FORTE ABRAÇO PRA VC,PARABÉNS E MUITAS FELICIDADES !

        Marcos Pombeiro

        Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: