Blog Psicologia no SUAS

Seja bem-vinda/o ao Blog de encontro para quem constrói o SUAS!

Sobre o Blog

O Blog Psicologia no SUAS, tem ênfase na psicologia mas  é direcionado a todos os trabalhadores e gestores do SUAS. foi criado em Fevereiro de 2010 pela psicóloga Rozana Fonseca, após sua primeira experiência profissional com psicologia social atuando no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. A ideia de criar o Blog surgiu após descobrir que o novo fazer psi nas políticas públicas de assistência social carecia de materiais e de referências para nortear a prática. Além da vontade de organizar, sintetizar e compartilhar o que aprendia com os demais colegas que também estavam iniciando o trabalho neste novo campo. Assim, este espaço tem os seguintes propósitos:

  1. Facilitar e otimizar o acesso às publicações referente a Política Nacional de Assistência Social (PNAS); Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
  2. Espaço para troca de experiências entre os trabalhadores do SUAS ( CRAS, CREAS, CENTRO POP, ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL…)
  3. Promover discussões acerca do fazer psi nas Políticas Públicas de Assistência Social (PPAS),  e de publicações dessas práticas;
  4. Espera-se que o Blog Psicologia no SUAS seja um suporte/orientação aos profissionais com formação em psicologia e a todos àqueles que compõem a equipe dos serviços socioassistenciais  e aos interessados e comprometidos com o aprimoramento dessas práticas; é também um espaço para divulgar textos, artigos, músicas, filmes e livros sobre a temática e debates sobre nossa práxis.

O blog tem uma página no Faceb0ok, a qual é atualizada semanalmente (ou sempre que tiver novidades), por isso recomendo que você nos acompanhe por lá e ajude a divulgar o Blog para os demais profissionais do SUAS. Para conhecer e curtir nossa Fan page, CLIQUE AQUI

Quer saber mais sobre quem escreve  e ama compartilhar o que aprende? visite A autora  Rozana Fonseca

Se você está chegando hoje, recomendo alguns links de assuntos básicos e mais procurados aqui:

  • Quer saber sobre CRAS? VEJA AQUI e AQUI
  • Quer saber sobre CREAS? CLIQUE
  • O Assunto é trabalho com idosos? VEJA AQUI e AQUI
  • É saber o que faz um (a) psicólogo (a) no SUAS? VEJA AQUI e AQUI,
  • Quer saber sobre atividades de convivência e socioeducativa (crianças e adolescentes?) VEJA AQUI

Seja Bem-vindo!

Sinta-se à vontade para participar e divulgar o Blog!

Anúncios

79 comentários em “Sobre o Blog

  1. Rozana, seu blog é incrível, estamos começando o trabalho no Cras no município de Cacequi, RS, e criei um blog simples para divulgar algumas coisas que fizemos, se puderes acessar. Parabéns pelo trabalho.
    Lívia da Silva Dorneles Piccolo
    Psicóloga Cras Cacequi, RS

    Curtir

    1. Oi Lívia, muito obrigada pelas considerações. É muito importante que as visitas aqui sejam acompanhadas de comentários, grata por isso!
      Vou acessar sim, obrigada. Vida longa ao Blog de vocês!

      Curtir

  2. Gostaria de receber por e-mail as publicações deste Blog. Tudo o que é’ postado é’ de grande relevância ao meu fazer profissional. Obrigada, estão de parabéns!

    Curtir

  3. Oi
    Hoje estou fazendo meu primeiro acesso na sua página e me caiu como uma luz brilhante no fim do tunel . Estou começando no CRAS . Gostaria muitissimo de ter os slides das diretrizes do SUAS/CRAS/PETI o que vc tiver para informar a comunidade sobre o meu papel e claro quero conhece-lo tbm ja que sou marinheira de primeira viagem. Obrigada antecipadamente por toda info e ajuda que me enviar.
    Bjs Hosana

    Curtir

  4. olá! parabéns pela ação do blog…sou do Tocantíns, e atuo em um CRAS…estou precisando muito de materiais que possa falar do que é o CRAS e da atuação do psicólogo…vou ter uma roda de conversação com educadores de uma escola no município…eles não aceitam que não tenha acompanhamento individual no CRAS… preciso muito de material…obrigada desde já.

    Curtir

  5. Faço parte do Conselho Municipal de Assistência Social e tenho muita dúvida a respeito de alguns itens do SUAS.
    o que significa na pratica FAMÍLIA PACTUADA, FAMÍLIA DE REFERENCIA, FAMÍLIA ACOMPANHADA E FAMÍLIA ATENDIDA?

    Curtir

  6. Olá, boa tarde.
    Gostaria muito que pudesse obter material para compartilhar com minha equipe, sobre o papel do psicologo do CREAS.
    Os psicólogos ainda estão considerando que a pratica é fazer psicoterapia.
    Gostei muito de fazer parte deste blog.

    Curtir

  7. Olá Rozana!
    Parabenizo-lhe pelo seu comprometimento com a política de as. social e com os usuários dos programas ai em seu município. É contagiante – digo isso pelos inúmeros post’s que já olhei por aqui – ver o resultado de seu trabalho. Infelizmente, nem todos nós profissionais contamos com a estrutura necessária para materializarmos as políticas, programas e outros tipos de regulamentações que, se bem implantados, alcançam nosso maior objetivo: o empoderamento dos usuários de serviços sociassistenciais!
    Que essa semente seja semeada por todo nosso Brasil e que experiencias como a sua se tornem cotidiano e não exceção.

    Abraços,

    Gabriela Almeida
    Assistente Social e Coordenadora do CRAS – Pirapemas/MA

    Curtir

    1. Oi Gabriela! fiquei muito feliz com seu feedback!! é muito importante pra mim receber um retorno quanto as impressões que os leitores têm ao conhecer o blog, pois me ajuda a manter este espaço de forma mais crítica e reflexiva, não só por ter sido um retorno positivo, sei que todo tipo de participação é bem-vinda e construtiva!
      – Já falei isso aqui, mas vale repetir, a satisfação é muito especial quando recebo a participação de profissionais de outras áreas de formação, pois tomo com um indicador de que a proposta do blog foi entendida, ou seja, que trata-se de um espaço dedicado aos trabalhadores do SUAS!
      Portanto, seja muito bem-vinda e pode deixar, sempre que possível, suas contribuições aqui!
      Obrigada e um abraço!

      Curtir

  8. Olá Rozana! Seu blog foi indicado por uma professora de muito estima!! Foi por ela a descoberta da psicologia social na faculdade!! Virou minha ” cachaça”!! rsrsr… E tenho certeza que vou ser figurinha assidua aqui!! Parabéns pela iniciativa!! Já trabalho na area já faz um tempinho, mas achei fantástico para quem está a exercendo a profissião agora e para nós que podemos compartilhar experiências nas nossas atuações!! Um breve até logo.
    Abraço.
    Maríllia Dias – BA

    Curtir

    1. Oi Marília! que maravilha, fiquei contente com isso! obrigada por compartilhar!! visite e participe sempre mesmo, será um prazer tê-la aqui no blog, ainda mais trocando experiências!!!!
      um gd bjo
      Ah, por favor, repasse um abraço para sua professora de tanta estima!! se ela autorizar, diga o nome dela aqui!!! rsrsr

      Curtir

  9. Me sinto muito feliz em achar um blog como esse. Nós psicólogos que trabalhamos no Suas ficamos muito esquecidos e isolados. Será um espaço muito rico pra mim onde poderei trocar experiências com outros psi que trabalham na àrea.

    Curtir

  10. PRECISO DE ORIENTAÇÃO SOBRE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IDOSOS PARA O CRAS ESTOU CURANSO PEDAGOGIA E QUERO SABER COMO APRESENTAR A PROPOSTA NO CRAS OBRIGADA

    Curtir

    1. Oi Sandra! bem-vinda! é muito bom receber participação de profissionais de outras formações.
      Bom, se entendi bem, você tem uma proposta onde a alfabetização aconteceria dentro e pelo o CRAS? Se for, não é atribuição do PAIF ofertar alfabetização para idosos. Até porque é uma atribuição da educação, e podemos identificar que já é ofertado através do Programa Brasil Alfabetizado (Eja). Acredito ser muito válido a articulação entre o CRAS e a educação, pois os profissionais do CRAS identifica os idosos, adultos sem alfabetização e promove/fortalece o acesso deste público ao Programa de alfabetização existente no Município. Também poderá sinalizar demandas para o programa, como por exemplo, se identificar que muitos idosos possuem problemas de visão, e que muitos enfrentam longa espera para consultas, e dificuldade de acesso aos óculos, cirurgias, pode-se indicar a necessidade de ofertar aulas durante o dia ao invés de somente a noite.
      Espero ter contribuído e aguardo seu retorno!
      abços

      Curtir

  11. Oi Rosaza….parabenizo a sua iniciativa, você tem ajudado muitos profissionais a encontrar um caminho e a entender a importância da psicologia no CRAS, afinal, não estamos nesse espaço à toa.
    Dentro do possível, gostaria que você me enviasse alguns materiais, slides, projetos, sou do Piauí e trabalhei por 05 anos em um CRAS e, hoje, estou em um CRAS em Taboão da Serra – SP e sinto muita falta dos espaços de capacitação que tínhamos no Piauí. Tento diminuir um pouco a minha angústia no seu blog.
    Desde já agradeço.

    bjs

    Gracielle

    Curtir

  12. Boa tarde Rozana,
    Naveguei no seu blog e achei fantastico! Muito bacana mesmo! Quisera as politicas publicas terem profissionais e pessoas tão dedicadas como você!
    O seu blog será a minha referencia no trabalho social do CRAS!
    Parabéns pela atitude!

    Andréia Cardoso

    Curtir

  13. Rozana, Parabêns!!! Seu trabalho é um show! Seu blog está maravilhoso, auxiliando a cada dia nós psicólogas que estamos envolvidas com os CRAS s pelo Brasil.
    Poderia ter acesso ao seu projeto, ideias, eu trabalho no CRAS de Itau de Minas, pequenina cidade do interior de Minas Gerais, e estou tendo muitas dificuldades aqui. Meu email é mcp0106@uol.com.br iria me ajudar muito.
    E de antemão, obrigada.
    Marina

    Curtir

    1. Oi MArina! Obrigada, que bom que a visita foi proveitosa!
      Desculpe-me pela demora!! Os materiais estão disponibilizados aqui no blog. VocÊ acessou a aba das categorias? tem artigos, livros, filmes e recomendo também uma passada pelos comentários, pois ajuda bastante!
      Mas em que você está tendo mais dificuldades?
      um abraço e espero seu retorno!

      Curtir

  14. Olá Rozana…
    ingressei na área sem nenhuma experiência, gostaria de receber o projeto. Foi ótimo encontrar seu blog…parabéns, muito bem organizado!!! Desde já agradeço a atenção

    Curtir

  15. Olá Rozana, muito bom seu espaço, rico de informações.. estou entrando no CRAS agora no interior de Goiás, recém formada e inexperiente..rs como a maioria que deixa comentários no blog.. Já busquei muitas informações porém ainda perdida.. se possível me mande seu projeto pra que eu possa me inteirar mais do nosso papel frente ao CRAS! Estou ciente das atribuições que nos competem porém na prática é outra coisa.. aguardo teu retorno.. Abraços! e-mail: adriana.psi@live.com

    Curtir

  16. Bom dia Roszana..

    Acabei de conhecer o seu blog….adorei..Tbém trabalho como psicóloga em um CRAS e gostaria de ter acesso ao seu Projeto se for possível…mto obrigada.

    Lu

    Curtir

  17. Boa noite Rozana!!!!
    Adorei o material q vc me enviou, vai me ajudar muito. Desculpe a demora de resposta. Trabalho no CRAS do Gentio do Ouro, ñ conheço sua cidade mas já ouvi falar. O teu blog é ótimo, vc está de parabéns.
    Queria lhe pedir outra coisa, se vc puder me ajudar, vc teria algum modelo de teste psicológico? Se puder me enviar, agradeço.
    Bjsssssssssssss
    Fica c Deus.

    Curtir

  18. Oi Rozana!
    Boa noite! Sou psicóloga e trabalho em um cras aqui no interior da Bahia, é bem complicado o trabalho, pois os gestores não querem entender o fucionamento correto de um cras. Gostaria que se possível você me enviasse alguns projetos que possa vir a utilizar com grupos, e também uns slides que vi que você mandou para Regina de M.G. Desde já agradeço.
    Parabéns!
    Adriana.
    Email: adriananovaes2004@ig.com.br

    Curtir

  19. Bom Dia Rozana, tbém sou psicóloga e adorei o blog. Estou iniciando no CRAS, sempre trabalhei na educação e não sei nem por onde começar. Já li diversos artigos, e textos mas ainda tenho muitas duvidas. Que tipo de trabalho realizar com os grupos? è uma terapia grupal? Por favor me ajude. Obrigada Analu

    Curtir

    1. Analu, bem-vinda! e um bom trabalho!
      os trabalhos com grupo não é terapia de grupo! dê uma olhada no artigo chamado: o CRAS que temos e o CRAS que queremos, pois está bem explanado o trabalho do PAIF e com grupos. ele está diponivel aqui no blog, no site mds e se não conseguir, o google ajuda localizá-lo abço!

      Curtir

  20. Olá Rozana, sou psicóloga do Cras de Araçoiaba da Serra, interior paulista. Foi inaugurado este único Cras na cidade em abril deste ano, e comecei a trabalhar em junho; Gostaria muito de ter alguma capacitação para atuar, pois encontrei dificuldades para começar a estruturar o trabalho, que até agora não está bem definido para mim. Foi muito legal poder contar com este espaço, será um apoio e tanto! Parabéns pela iniciativa, desde já agradeço.

    Abraços

    Ana Maria Cerqueira

    Curtir

  21. Oi Rozana, primeiramente gostaria de parabenizá-la, pela iniciativa. Teu blog é maravilhoso, pois possibilita muitos esclarecimentos, teu empenho em ajudar outros profissionais é valioso, pessoas como você, realmente, fazem diferença. Parabéns!!
    Eu estou começando a atuar no CRAS, e por ser uma área bastante nova pra mim, visto que, há 6 anos atuo somente na clínica, estou encontrando dificuldades. Hoje o CRAS que atuo, no interior do RS, está, também, iniciando suas atividades. Então, gostaria de obter material que me facilitassem a pensar nas possíveis atividades a serem desenvolvidas., alguns projetos de grupos…
    Li o que você respondeu (“Vou encaminhar para seu e-mail uma relação de apresentações que tenho sobre CRAS-PAIF-SUAS-papel do psicologo em CRAS-conselho tutelar, metodologia…. etc entre outros! é importante que você atente para as novas nomenclaturas dos serviços, as quais podem ser anterior a Tipificação de 2009!”) e gostaria que, se possível, você me enviasse também.
    Desde já agradeço.
    Bj

    Curtir

  22. Olá, Rozana,já comentei em seu blog mais ainda nao m respondeu…Venho lhe pedir ajuda urgenteeee…!!!!estou iniciando agora no cras de uma cidade do interior de Minas,e estou um pouco perdida, gostaria q me enviasse alguns projetos seus em andamentos e como faço para colocar em pratica alguns projetos que estao engavetados aqui.Peço q me envie por e-mail..pois os projetos aqui estão parados….bjs até mais…. fannymaimoni@hotmail.com

    Curtir

  23. Olá bom dia!!! Estava procurando sobre CRAS e adoreii encontrar esse espaço, acompanharei direto agora.
    Estou trabalhando no CRAS de Porto Murtinho-MS.
    Um abraço

    Curtir

  24. Ola Rosana,
    Parabéns pela iniciativa. Estava aflita com algumas questões em relação ao CRAS quando achei seu blog foi um conforto. RS
    Sou psicóloga recém formada e comecei a atuar no CRAS de uma cidade no interior de M.G essa semana e já estou com a missão de conscientizar os professores da escola estadual que a função do psicólogo do CRAS não é fazer acompanhamento individual (ambulatorial) com os alunos mais problemáticos. Pois os professores não aceitam o fato desses alunos serem encaminhados e acompanhados em grupos interpessoais, por isso farei uma reunião com os professores para que ocorram alguns esclarecimentos. Com isso se você puder me indicar um texto para reflexão ou até mesmo para que eles compreendam de forma mais clara nessa reunião eu ficarei muitíssimo agradecida. Espero estar trocando mais idéias com você.
    beijos Regina

    Curtir

    1. Oi Regina,
      Inicialmente, boa sorte no novo trabalho e que você tenha disponibilidade para percorrer e ultrapassar todas as intempérieis que atravessam os trabalhos nos CRAS. Por diversas razões e dependentes de como está estruturada a tgestão do SUAS em casa Muni´cipio e como se estrutura a equipe.
      Bom, acredito que se a escola está com essa demanda equivocada e recorrente é possível que os educadores/diretores desconhecem os serviços ofertados no CRAS. Assim, seria estratégico fazer uso das reuniões para informá-los sobre SUAS-PNAS e como configura os serviços, progrmas e demais atividades vinculadas aos MDS.
      Penso em algo simples, com uso de slides, para apropriação sucinta do que é CRAS- CREAS, e demais serviços socioassistenciais deiponiveis ai! acredito que o primeiro passo é trabalhar com informações, para facilitar a articulação com as demais politicas publicas. Concomitantemente o papel do psicólogo ficaria esclarecido!
      Vou encaminhar para seu e-mail uma relação de apresentações que tenho sobre CRAS-PAIF-SUAS-papel do psicologo em CRAS-conselho tutelar, metodologia…. etc entre outros! é importante que você atente para as novas nomenclaturas dos serviços, as quais podem ser anterior a Tipificação de 2009!
      espero que ajude
      e continuemos o contato!

      Curtir

      1. Ola Rozana,

        Obrigada pelo envio dos slides, contribuiram muito para contrução do conteúdo que aplicarei na reunião com os educadores/diretores pois foi de encontro com que eu estava precisando. Estou com algumas idéias para começar a elaborar oficinas e estarei trocando com você em breve. Assim que obter o resultado da reunião estarei postando no blog.
        beijos Regina

        Curtir

      2. Ola Rozana,

        Obrigada pelo envio dos slides, contribuiram muito para contrução do conteúdo que aplicarei na reunião com os educadores/diretores pois foi de encontro com que eu estava precisando. Estou com algumas idéias para começar a elaborar oficinas e estarei trocando com você em breve. Assim que obter o resultado da reunião estarei postando no blog.
        beijos Regina

        Curtir

      3. Ola Rozana
        A reunião finalmente aconteceu e foi ótima e acredito que bem esclarecedora expliquei dentro dos slides o trabalho do psicólogo dentro do CRAS-CREAS e um pouco sobre Psicologia Social e subjetividade. Bem surgiram perguntas esclareci e acredito que todos entenderam. Obrigada pelo apoio!
        🙂
        beijos Regina

        Curtir

  25. Olá Rozana, já conversamos via fone e é um prazer voltar a conttar… estamos fazendo grupo de acolhimento para CB e, neste dia pretendo instigar os participantes a retornarem ao CRAS em encontros semanais para trabalhar algumas temáticas, como: planejamento familiar, violência doméstica, mercado de trabalho, independência da mulher, , planejamento de vida, enfim.. com 04 a 06 encontros planejados… não necessariamente com condicinalidade para receber o benefício da CB… isso poderia ser chamado de sócio-educativo ou de convivência.

    Curtir

    1. Oi Tina,
      Que bom que este espaço pode nos aproximar e favorecer a troca de experiencias!!
      Bom, entendo que seria um grupo socioeducativo. Pois o principal objetivo é ‘informar”, não é?

      Curtir

    1. Oi Maurício!
      Muito feliz com sua participação!! ainda mais um mineiro!! rsrs é que morei em Barbacena 12 anos antes de vir pra Bahia!! rssr e estudei com muitos colegas de sua cidade!!
      então,seja muito bem-vindo! e obrigada
      um abraço
      Vc trabalha em CRAS?

      Curtir

  26. Oi Alexandra,
    eu que agradeço sua mediação!!
    Acredito que podemos trocar importantes experiências, e acho muito relevante o grupo de discussões sobre o fazer psi nos CRAS aí! parabéns!
    Divulguei seu CRAS!!!
    Mais uma vez, obrigada por participar!

    Curtir

  27. Oi Rozana, obrigada pela visita ao Blog de Munhoz de Mello, seu blog é lindo, tem muitas informações interessantes que, com certeza, vão contribuir para o desenvolvimento deste novo campo da psicologia. Acredito que temos o mesmo propósito e espero que num futuro bem próximo os profissionais do CRAS tenham clareza sobre sua atuação, pois só desta forma poderemos ajudar os usuários da política a desenvolver autonomia e potagonização de suas próprias histórias que é o que todos esperam de nosso trabalho, não é?
    Um grande beijooo e mais uma vez PARABÉNS pela iniciativa!!

    Curtir

  28. Oi Sérgio,
    Estou contente pela sua mediação!!
    Gostei muito do Blog de vocês, e acho ótimo trocarmos ideias e experiências!
    O CRASpsicologia está ainda em construção e será muito bem-vinda as discussões, pois a intenção é abordar o fazer psi nos CRAS do BRasil todo(posteriormente CREAS/PETI, entre outros). A troca de experiência será o ponto de partida para as desafiadoras discussões acerca da nossa prática, com o objetivo de aprimorá-las e/ou difundi-las!
    um abraço e aguardo vocês do CRAS Pingo D’água/MG sempre!

    Curtir

  29. Saudações Rozana!
    Antes de mais nada quero parabenizá-la pela iniciativa de construir um espaço para fortalecer e agregar profissionais interessados em discutir e contruir conhecimentos principalmente no campo da Psicologia Social. Assim como você, nosso blog fora criado tendo em vista as dificuldades tanto a nível organizacional como metodológico. Devemos ter clareza que quando nós, psicólogos, fomos convidados a compor o corpo técnico do CRAS não havia um traçado metodológico claro o que dificultou para muitos o trabalho uma vez, que grande parte de nossos amigos “saíram” de uma ´clínica para um espaço “aberto” que exige uma visão e análise mais sistemática do sujeito ou família atendida.
    Portanto, acredito que devemos continuar nossa jornada de construção e fortalecimento de nossa profissão.
    Por fim, deixo aberto nosso espaço para visitas e repasse de informações.
    Cordiamente, equipe CRAS Pingo D’água/MG

    Curtir

  30. Parabéns Rozana, me tornarei uma leitora assídua. Psicólogia sempre foi uma área que me chamou atenção e os trabalhos realizados através do CRAS são sempre enriquecedores.

    Curtir

  31. Parábens pela iniciativa! O acesso e universalização das informações são os alicerces para a implementação das politicas públicas, indenpendente do ramo de ação!

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: