Conforme adiantei ontem, neste Post: 15 teses sobre a oferta do SCFV, estou disponibilizando para conhecimento e download os cadernos I, II e III  Contribuições para Estruturação de Proposta Político-Pedagógica para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) como Instrumento de Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil elaborados por  Graça Gadelha e Ilma Oliveira através das parcerias entre o Instituto Aliança com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no âmbito do Projeto Catavento – ONG sediada em Salvador (BA).

De acordo com o site Promenino Fundação Telefônica, “após realizar um trabalho de monitoramento de visita focado no trabalho infantil em 18 municípios do Semiárido Nordeste da Bahia, a equipe identificou a necessidade de criar um documento para auxiliar a criação de propostas pedagógicas para integrantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da região. O plano central era o de condensar, em um mesmo material, sugestões e estratégias de atendimento a situações de vulnerabilidade, principalmente no que se refere às piores formas de trabalho ainda exercidas por crianças e adolescentes”.

CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR OS CADERNOS

Caderno I Proposta pedagogicaNo caderno I Proposta Político-Pedagógica (PPP) são apresentados conceitos e sugestões para o entendimento sobre relações e construção do conhecimento e dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O material busca explicar quais meios e metodologias são adotadas por instituições de ensino. Além disso, o plano aborda questões sociais ligadas à educação e aprendizado. O caderno aborda, ainda, temas como medidas socioeducativas, educação social e desenvolvimento da escola, família e da comunidade.

SUMÁRIOSumário Caderno I Proposta pedagogica

Caderno II Práticas e Vivências

O caderno II Práticas e Vivências traz orientações para equipes de profissionais que trabalham na formação de crianças e adolescentes, atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A publicação destaca a importância da formação para o domínio da proposta pedagógica, entre outros pontos importantes. A relação entre educador e educando também ganha destaque, pois dessa relação se constrói um ambiente de ensino saudável.

SUMÁRIOSumario Caderno II referencias subsidios

Caderno III referencias subsidios.JPG capa

O caderno III Referências/Subsídios traz à tona a questão da formação da criança, da passagem de um estágio para outro, o crescimento e o desenvolvimento em meio à sociedade. Desta forma, o texto cita o quão relevante é que o educador tenha consciência e sensibilidade ao trabalhar com a infância e a adolescência. Ao longo da publicação, há capítulos destinados à participação da família na formação e desenvolvimento da criança e do adolescente, visto que grande parte das violações de direitos dos jovens envolvem direta ou indiretamente os familiares e têm ligação com a convivência familiar.

SUMÁRIO

Sumário Caderno III referencias subsidios.JPG capa

Espero que a divulgação destes cadernos possa ampliar o acesso aos mesmos e colaborar com a qualificação da oferta do SCFV, tão necessária, conforme discutimos no Post anterior:15 teses sobre a oferta do SCFV

Bons estudos e um excelente trabalho a todas/os

Fonte: Promenino Fundação Telefônica.

CURTA A PÁGINA DO BLOG NO FACEBOOK E FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES

Anúncios