Os serviços socioassistenciais são dinâmicos, por isso, se identificamos que algo não está funcionando conforme planejado, é preciso refazer os caminhos, e isso não quer dizer que foi tempo perdido, pois faz parte da construção. Avaliar o que não está bom não pode ser um processo paralisante, pelo contrário, deve ser um desencadeador de ações e movimentos por direções até então desconhecidas.

SCFV e Mais Educação - Blog Psicologia no SUAS IOSobre estas novas direções, estava revisitando os materiais do SCFV e achei interessante compartilhar o material que o MDS produziu junto com o MEC sobre a articulação e integração das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e o Programa Mais Educação – PME. Trata-se da Instrução Operacional e Manual de Orientações nº 01 SNAS –MDS / SEB – MEC, 18 de dezembro de 2014.

No Post “Sobre as oficinas no SCFV” apontamos os impasses e desafios na organização e execução deste serviço, por isso acredito que a materialização desta IO, por ressaltar a importância de tecer ações intersetoriais, poderá apontar resultados mais satisfatórios para as múltiplas e complexas demandas que ainda são tratadas de forma fragmentada.

Foi muito importante o MDS documentar essa articulação porque foram os próprios Municípios que apontaram ao Federal o “choque” nas ações do Mais Educação com o SCFV, principalmente referente ao horário das atividades para Crianças e Adolescentes. Como foi falado na teleconferência, alguns Municípios já estavam articulados com a Educação, apenas precisavam formalizar os compromissos firmados.

Caso você não assistiu, vale a pena conferir a Teleconferência do MDS sobre o tema: A integração entre Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Mais Educação, disponível no Youtube.

Para conhecer ou reler os materiais sobre o SCFV já compartilhados aqui no Blog, acesse: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV TOP 10 #03

Anúncios