TOP 04 Blog Psicologia no SUAS materiais socioeducativosNo Post de hoje, #TOP04 compartilho com vocês materiais que tratam do trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes. A ênfase é na Coleção “Parâmetros Socioeducativos: proteção social para crianças, adolescentes e jovens”. ( ver referência completa abaixo)

O material é anterior às normativas mais recentes do SUAS, mas esta coleção é tão bem produzida que considero uma pena ela não ser divulgada e utilizada no trabalho – claro que com as devidas atualizações e contextualizações de acordo com cada realidade, uma vez que o documento é referente aos desafios e questões identificadas e trabalhadas em São Paulo.

De acordo com a Apresentação da coleção: os Parâmetros Socioeducativos: proteção social para crianças, adolescentes e jovens foi reduzido no escopo de uma parceria que conjugou os esforços e interesses da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. (CENPEC)

Os materiais podem ser adaptadas para o SCFV, mas também têm ideias para atividades com crianças e adolescentes que podem ser desenvolvidas em diferentes serviços.Parametros das ações socioeducativas - Volume

A coleção foi organizada em 03 Cadernos: (para BAIXAR clique no título de cada caderno abaixo)

Caderno 1: Síntese –  Apresenta uma síntese dos aspectos primordiais e de interesse mais abrangente. Destina-se a educadores e gestores de programas e políticas socioeducativas. 

Parametros das ações socioeducativas - Volume blog Psicologia no SUASCaderno 2: Conceitos e políticas – Explicita as concepções orientadoras e a configuração da política de assistência no escopo socioeducativo para a infância e juventude. Destina-se a educadores e gestores de programas.

Caderno 3: Trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes de 6 a 18 anos  – Contém orientações sobre o funcionamento dos  serviços socioeducativos, as metas de aprendizagem, as referências metodológicas e um repertório de atividades. Destina-se a educadores e gestores de programas voltados a esta faixa etária.Parametros das ações socioeducativas - Volume blog

Créditos: CENPEC – Referência: Parâmetros socioeducativos: proteção social para crianças, adolescentes e jovens: Igualdade como direito, diferença como riqueza: Caderno 2: Conceitos e políticas. / CENPEC – São Paulo: SMADS ; CENPEC ; Fundação Itaú Social, 2007. 51 p.


Confira mais estes materiais abaixo e outros disponibilizados no Post original – Clicando AQUI.
 

Vejam o Post original com Materiais para Ações socioeducativas mais estes materiais com essa temática - Clicando AQUI. 

 Posts da série TOP 10 do Blog Psicologia no SUAS:

 #01 Indicação de leitura para atuação no SUAS (Encontre mais de 40 sugestões de materiais sobre Cras, Creas…)

 #02 Atividades com Idosos no PAIF – SCFVI – PAEFI (Sugestões de Materiais sobre Grupo de Idosos)

 #03 Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV ( Sugestão de materiais sobre o SCFV

Nossa fan page: facebook.com/PsicologianoSUAS

Até breve!

Anúncios