Conselho Tutelar Série Record

Quando li essa notícia que vou compartilhar com vocês, percebi que nestes quatro anos de Blog ainda não falamos sobre Conselho Tutelar aqui. Talvez isso reflita a incipiência da articulação entre CT e as unidades de Proteção Social nos Municípios. O Conselho Tutelar foi criado com o Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990 e o SUAS em 2005. E pelo que tenho visto e ouvido de colegas nas supervisões técnicas ainda há muito que fortalecer os entendimentos e melhorar a articulação do CT com a Proteção Social do SUAS, especialmente com a Proteção Especial.  Mesmo com esses anos todos de Conselho Tutelar, a população e algumas instituições, equivocadamente, atribuem aos CT poder de Polícia, ou seja, pensam e agem mais na punição do que na proteção e Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Não vou me aprofundar nestas questões porque o objetivo aqui é compartilhar uma Série de TV que irá ao ar em 1º de Dezembro chamada: Conselho Tutelar (TV Record). Mesmo temendo os possíveis “desserviços” que a série possa cometer (tomara que tenham tomado as providências para evitar informações equivocadas, como consultando especialistas do assunto) eu considero válido compartilhar aqui porque a série poderá aguçar o debate sobre as atribuições do Conselho Tutelar e sobre os direitos da Criança e do Adolescente, o que é muito necessário em tempos de desresponsabilização pela família e pelo Estado.

Tomei conhecimento desta série através de uma matéria no site da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que também ressalta as eleições unificadas para Conselheiros Tutelares que acontecerão em 2015. – para conferir, clique:  Minissérie discute o papel dos conselhos tutelares na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

 Você pode conferir o Trailer abaixo: 

Fique atento na nossa página no Facebook porque quando chegar mais perto da estréia da série, eu divulgo lá novamente! é só curtir para receber as atualizações: Facebook/Blog Psicologia no SUAS e quem sabe não volto aqui  para falar mais do Conselho Tutelar depois da série? o que acham?

Estatuto da Criança e Adolescente – ECA —— Para baixar Clique AQUI

Atribuições do Conselho Tutelar

Anúncios