Meu Trabalgo é Um elogio
Equipe CRAS I – Eunápolis/BA ( Na foto: alguns dos ganhadores, Gildelice, Neiva, Antônio, Izabela, Thayanne e Alessandro)

 “Meu trabalho é um elogio”

Olá Pessoal!

Compartilho com vocês, uma Dinâmica que criei para trabalhar com a equipe da unidade CRAS onde atuo. Um dos grandes desafios, além daqueles que falamos aqui referente ao trabalho no SUAS, é o desenvolvimento de trabalho em equipe/em grupo. O trabalho no SUAS exige dos trabalhadores habilidades de comunicação, trabalho em grupo, relacionamento interpessoal e capacidade para lidar e mediar conflitos – só para citar alguns. Pensando sobre o nosso contexto de trabalho, considerando os desafios como precarização decorrente da rotatividade de profissionais, falta de profissionais e descontinuidade de projetos e ações , tenho observado que é muito mais recorrente enfatizarmos o lado negativo das ações e das pessoas, as quais executam os serviços. Neste campo de forças e desafios diários, nos esquecemos, ou não conseguimos enxergar as ações e habilidades dos profissionais que fazem a diferença dia a dia do trabalho. 

Com isso, surgiu a ideia de trabalhar com uma dinâmica para aprimorar a comunicação e que facilitasse ao profissional enxergar e valorizar as habilidades, atitudes e ideias que fossem assertivas em prol do trabalho de todos – valendo também como uma possibilidade de elevar a autoestima, ao permitir elogios de ordem pessoal.

A ideia da dinâmica foi trocada com a equipe e após aprovação do grupo, começamos a utilizá-la.

Clique no link para baixar a orientação da Dinâmica em PDF: Dinâmica Meu trabalho é um elogio_Rozana Fonseca

Objetivo:
Promover a interação entre os membros da equipe, favorecer a comunicação e destacar aspectos positivos e assertivos dos colegas de trabalho.
Materiais
Folha com o nome da equipe para marcação dos elogios
Brindes/presentes
Público alvo
A dinâmica é direcionada a todos os profissionais da unidade/Instituição/empresa
Desenvolvimento
Uma folha* contendo o nome, com uma coluna para anotar os elogios dados e os elogios recebidos é fixada no mural de uma sala mais reservada (pode ser a sala administrativa, ou de coordenação). A cada elogio dado ou recebido a pessoa marca no SEU NOME. Lembrando que quem dá o elogio não marca NO NOME do colega, apenas no seu, como elogio dado.
Portanto, são dois ganhadores por vez, ELOGIOS DADOS E ELOGIOS RECEBIDOS.
São válidos os elogios de ordem pessoal, mas o principal objetivo é evidenciar e parabenizar o colega pelas ações, atitudes, ideias relacionadas ao desenvolvimento do trabalho.
Apuração/resultado
Quinzenal ou Mensal (depende da disponibilidade de brindes)
O que deve ser acordado com a equipe
A entrega dos brindes deve ser realizada durante a reunião de equipe para facilitar a avaliação e tirar dúvidas acerca da participação na dinâmica.

Dinâmica: Meu trabalho é um Elogio 

Etapa I –   Período ____/___    a   ___/___

Nome ** Elogios dados Elogios Recebidos
Ana Maria I I I I I I I
Beatriz Nogueira II I I I I I I I
Carlos Otávio I I I I
Diomar Benedito I I I I I I I I I I
 Ganhadores: Elogios dados: Diomar Benedito                [* – Quadro Exemplo]
                          Elogios recebidos: Beatriz Nogueira          [** – Nomes fictícios]

Anúncios