Considerações acerca da minha participação no II Seminário Psicologia no SUAS: Contribuições, Desafios e Percepções realizado pelo Conselho Federal de Psicologia com a participação da Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS

 Oi Pessoal, quem me acompanha aqui e na Fan Page já sabe que participei do “II Seminário Psicologia no SUAS: contribuições, desafios e percepções”. Já deixei aqui ao lado (coluna direita) o link para acesso ao vídeo, contudo, não poderia deixar de falar desta valiosa experiência. Pois bem, fui convidada pelo Conselho Federal de Psicologia através da Conselheira Márcia Mansur, a qual conhece o Blog e comunga das minhas ideias e compreensões acerca do papel da psicologia no SUAS, publicadas aqui no blog. Não posso seguir sem antes agradecer a Márcia pela oportunidade de aprendizado que esta experiência me proporcionou; muito obrigada pela confiança e pelo reconhecimento do meu trabalho!

Confesso que depois que aceitei o convite fiquei pensando no desafio de falar para milhares de Psicólogas (os) e demais trabalhadores do SUAS a respeito das nossas condições de trabalho e minha visão acerca de nosso fazer no SUAS. Mas coragem e ousadia me fazem companhia, e me impulsionam a acreditar que devemos sempre evoluir enquanto profissional e esta era uma grande oportunidade. Assim me engajei neste momento e me preparei para colaborar conforme minhas condições e aprender com profissionais tão admirados por mim, como Denise Colin e Lúcia Afonso. Minha alegria foi enorme em poder dialogar com uma colega de profissão que foi e é minha referência profissional em Psicologia. Na faculdade, eu me encantei com o texto “O Elogio da Transversalidade”, de sua autoria e colaboradores; me encantei, porque o texto é pequeno mas tão denso, complexo e relevante que nunca mais esqueci dele e claro, da sua principal autora. E no Seminário não foi diferente, pude aprender com sua sabedoria e com sua humildade incrível e exemplar.

Denise Colin, abrilhantou com sua vasta experiência na Política de Assistência Social, com a clareza de suas colocações e pelo manejo das perguntas para conseguir responder o máximo de profissionais do SUAS que estavam conectados ao Debate.

O retorno que recebi dos leitores do Blog, Fan Page, dos familiares, trabalhadores do SUAS em geral e colegas de trabalho foi muito gratificante e me deixou pistas de que estou no caminho certo. Parafraseando nosso lema “posso comemorar, mas sei que tenho muito mais a fazer”.

Ressalto também a oportunidade de conhecer os profissionais do CFP e demais participantes do Seminário, como Cibele Tavares, Débora Akerman, Natasha Fonseca, Rafael Santana e demais presentes neste evento.

Bom, o resultado desta experiência superou as minhas expectativas e pude perceber o quão importante é pautarmos nossa atuação profissional na ética, compromisso e na co-responsabilidade pela construção e avanço de nossa profissão.

 Mais uma vez obrigada a todos que torceram e torcem por mim e convido vocês para assistirem ao vídeo do Seminário e deixem opinião para continuarmos o Debate.

 AFONSO, M. L. M.; RODRIGUES, C.dos S.; ABADE, F. L. O ELOGIO DA TRANSVERSALIDADE. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 1, n. 1, São João del-Rei, jun. 2006

Assistam ao Vídeo do II Seminário Psicologia no Suas: contribuições, desafios e percepções 

clique na imagem a seguir:

seminario
II Seminário Psicologia no SUAS: Contribuições, Desafios e Percepções
Anúncios