Oi pessoal, o post de hoje no Psicologia no SUAS é muito importante e fundamental para a qualificação dos serviços ofertados no SUAS, e o incrível é que falamos pouco sobre isso aqui no blog – entre os comentários, este tema é minoria. Mas qual profissional nos CRAS e CREAS já não se viu preocupado com os instrumentos de registros dos atendimentos e das atividades desenvolvidas? e/ou teve a sensação que instrumento nenhum responde ao serviço? o que leva a incontáveis adaptações do instrumento criado.

————– BAIXE O PRONTUÁRIO (VERSÃO FINAL): CLIQUE AQUI———-

Contudo, Estes instrumentos estão com os dias contados, o MDS (a partir de uma Pesquisa realizada pelo CLAVES/FIOCRUZ e MDS) , está em processo de revisão do formulário de registro chamado PRONTUÁRIO SUAS. A relevância do instrumento de registro é apresentada no documento SUBSÍDIOS PARA DISCUSSÕES SOBRE O “PRONTUÁRIO SUAS” (MDS, Pág. 51)

3.3  Objetivos de se instituir um Modelo de Prontuário para o SUAS
  Contribuir para o aprimoramento do processo de trabalho, dando visibilidade
às múltiplas dimensões que devem ser consideradas no processo de acompanhamento famílias;
  Contribuir para a qualificação do processo de atendimento/acompanhamento,
trazendo benefícios tanto aos usuários do serviço como aos profissionais e às
unidades;   Contribuir com o estudo social realizado com as famílias (…) ; Contribuir como fator de integração das  equipes  das unidades socioassistenciais do SUAS; (…)

Ao ler este documento é claro que o MDS será responsável pela impressão do PRONTUÁRIO e pela distribuição para as unidades CRAS e CREAS. Ressalto que ainda não temos a informação se o prontuário sofrerá mudanças ou se já está na versão final. Tive acesso aos materiais através do [FORUM-SUAS-MG] .

A intenção ao divulgar o material é favorecer o estudo do material e propor discussão acerca do mesmo e já nos prepararmos para usá-lo. Parece simples, mas sabemos que quando se trata de sistematizar informação temos muitas lacunas no entendimento do processo, na articulação com outras unidades da assistência social e na concepção de alguns profissionais que não entendem os registros  como necessários e parte do trabalho.

Abaixo um cronograma com as etapas e prazos acerca do PRONTUÁRIO SUAS:

Para Baixar clique nos links: PRONTUÁRIO SUAS_revisão2012
Subsídios_Prontuário SUAS

BAIXE O PRONTUÁRIO (VERSÃO FINAL): CLIQUE AQUI
Anúncios