INFORMATIVO: Teleconferência do MDS explica os procedimentos para a renovação de coletivos do Projovem Adolescente

Dando seqüência à programação das teleconferências promovidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a próxima teleconferência, a realizar-se na segunda-feira (8), às 16h30 (horário de Brasília), terá como tema a renovação dos coletivos do Projovem Adolescente – Serviço Socioeducativo, com reprises na quarta-feira (10), das 7h30 às 9h; sábado (13), das 8h às 9h30; e na madrugada de segunda para terça (16), da 0h30 às 2h. Em pauta, os procedimentos a serem adotados pelos gestores de assistência social para a criação de novos coletivos do Projovem Adolescente em substituição aos coletivos que se encerram no ano de 2010.

O Projovem Adolescente – Serviço Socioeducativo situa-se entre os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, prestados no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e referenciados aos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. Voltado ao público jovem na faixa etária de 15 a 17 anos, no Projovem Adolescente os jovens são organizados em grupos denominados “coletivos” e desenvolvem uma série de atividades, articuladas em percursos socioeducativos, tendo como eixos estruturantes a convivência social, o mundo do trabalho e a participação cidadã. O ciclo completo de atividades de cada coletivo tem a duração máxima de dois anos. À medida em que um coletivo conclui suas atividades, outro coletivo é constituído em sua substituição, dando início a um novo ciclo, caracterizando assim a continuidade do serviço.

Segundo a Coordenação Nacional do Projovem Adolescente, 1.291 municípios e o Distrito Federal possuem coletivos que concluem suas atividades no próximo dia 31 de dezembro. Para a renovação destes coletivos e a manutenção do cofinanciamento federal ao serviço, os gestores de assistência social destes municípios e do DF deverão realizar um procedimento eletrônico, denominado Referenciamento 2011, de vinculação dos novos coletivos aos CRAS. A ferramenta eletrônica para o Referenciamento 2011 permanecerá disponível aos gestores no período de 16/11 a 29/12/2010, no Sistema de Acompanhamento e Gestão do Projovem Adolescente – Sisjovem, no endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/sisjovem. Durante a teleconferência, a equipe do MDS apresentará as regras e instruções para a criação de novos coletivos em substituição aos coletivos encerrados e responderá às questões e dúvidas dos internautas sobre o tema.A teleconferência terá a participação da Diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social, Aidê Cançado Almeida, do Coordenador Nacional do Projovem Adolescente, Alexandre Reis, e do Coordenador Marco Natalino.

Para acompanhar a teleconferência, há vários meios de acesso.

Pelos portais:- http://www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/nbr-ao-vivo

http://www.imprensa.planalto.gov.br (acesse o ícone NBR ao vivo) ou pelo Blog do Planalto http://blog.planalto.gov.br

Caso a NBR precise transmitir evento ao vivo do presidente Lula, a teleconferência será interrompida e retomada após o fim da transmissão presidencial ou durante a programação, a critério da emissora.Reprises: quarta-feira, das 7h30 às 9h; sábado, das 8h às 9h30; e na madrugada de segunda para terça, da 0h30 às 2h.

Atenciosamente,

ALEXANDRE VALLE DOS REIS

Coordenador Geral do Projovem Adolescente e Serviços para a Juventude

Anúncios