BillyElliot

Sugestão de Filmes


Abaixo, uma lista com sugestões de filmes que podem ser trabalhados /usados para reflexão acerca das  principais temáticas: Família, sociedade, trabalho, identidade, sentimento de pertença, vínculos familiares e sociais, conceito de família, novas estruturas familiares, gênero, potencialidades/resiliência…) Enfim, filmes que podem ilustrar e serem trabalhados ( até mesmo trechos) com grupos de família, grupos de convivência e socioeducativos, o objetivo deve ser sempre o de facilitar a expressão, comunicação e exemplificar um discurso, para a  apreensão dos assuntos trabalhados ultrapassem a linha do cognitivo e promova mudanças.

Trata-se de uma lista inicial, pois a mesma estará sempre aberta. Postarei os filmes à medida que lembrar daqueles com temas pertinentes!

O esperado é que vocês deixem  sugestões para compor a lista. Assim , o espaço ficará mais rico e proveitoso! Ah, vale curtas e documnetários! ( DEIXE O NOME DO FILME E ALGUMAS PALAVRAS CHAVES QUANTO AO TEMA)

Temáticas dos filmes ((Família, sociedade, trabalho, identidade, sentimento de pertença, vínculos familiares e sociais, conceito de família, novas estruturas familiares, gênero, potencialidades/resiliência…)

Conto com vocês!

SUGESTÃO DE FILMES

1 – QUERÔ – ( criança, adolescente, pobreza, vínculos familiares e comunitários, identidade, violência, drogas)

2 – ENSINA-ME A VIVER ( relações familiares, identidade, pertença) – Recomendadíssimo!!!!

Ensina-me a Viver

3 – A CORRENTE DO BEM (solidariedade, vínculos sociais)

4 – A EDUCAÇÃO DA PEQUENA ÁRVORE (pertença, família tradicional, vínculos sociais e familiares)

5 – O HOMEM QUE COPIAVA (relações com trabalho, percepção do contexto social)

6 – Billy Elliot ( Vínculos familiares) – Recomendadíssimo!!!!

7 – A Menina de Ouro ( conceito de família)

8 – UM SONHO POSSÍVEL (família, potencialidades)

9 – BELLA ( valores familiares, gravidez, aborto)

10 – À PROCURA DA FELICIDADE (família, guarda filhos, fragilidade financeira, resiliência)

11 – UMA LIÇÃO DE AMOR (família, guarda filhos, saúde mental, potenciliadade) – Recomendadíssimo!!!!

12 – Path Adams O AMOR É CONTAGIOSO (relação com o usuário, comprometimento profissional, preconceitos, autonomia)Recomendadíssimo!!!!

13 – MILK: A VOZ DA IGUALDADE (luta pelos direitos das pessoas homossexuais, igualdade ) Recomendadíssimo!!!!

14 – FILADÉLFIA -( direitos socias, civis, preconceito, AIDS, homossexualidade) – Recomendadíssimo!!!!

15 –ONDE VIVEM OS  MONSTROS ( Conceitos de famílias, identidade)

About these ads

61 comentários em “Sugestão de Filmes

  1. Minha querida obrigado por suas sugestões vc nos ajuda bastante trabalhamos com adolescente e suas orientações são fundamentais obrigado.

    Curtir

  2. Boa Noite, meu nome é Cristina ,adorei conhecer este cantinho muito especial, estou cursando AS, mas já anotei muitas indicações que sei que irão me ajudar.obrigada

    Curtir

  3. Olá, estou cursando Serviço Social, compartilhar esses filmes, foi uma ideia brilhante, está ajudando muito. Parabéns pela iniciativa!

    Curtir

  4. Adorei o espaço!!!!
    Minhas Sugestões: Antes de Partir (terceira idade, paciente em fase terminal, relacionamento familiar); Julie & Julia (mulher, relacionamentos).

    Curtir

  5. Parabéns pelo Blog!!
    Sou assistente social do CRAS Chico Mendes, em Xapuri – Acre e o visitei em busca de filmes para os nossos Serviços de Convivência tenho encontrado excelentes indicações.

    Curtir

  6. OLÁ, QUERO DEIXAR UMA SUGESTÃO DE FILME QUE ASSISTI DURANTE O CURSO DE SERVIÇO SOCIAL E QUE ME MARCOU MUITO. FILME: “DANÇANDO NO ESCURO”.

    Sinopse e detalhes
    Selma Jezkova (Björk) é uma mãe-solteira tcheca que foi morar nos Estados Unidos. Ela tem uma doença hereditária que a faz perder a visão, algo que também deverá acontecer um dia a seu filho Gene (Vladan Kostig), um garoto de doze anos. Entretanto, em virtude de saber que existem médicos nos Estados Unidos que podem operar seu filho isto foi o suficiente para fazê-la imigrar para o país. Ela trabalha muito duro e guarda tudo o que ganha para a cirurgia do filho. Bill (David Morse) e Linda (Cara Seymour), seus vizinhos, juntamente com Kathy (Catherine Deneuve), uma colega de fábrica, a ajudam no que é possível, mas quando Bill se vê em dificuldades financeiras rouba o dinheiro que Selma tinha economizado duramente. Este roubo é o ponto de partida para trágicos acontecimentos.
    (FONTE:Disponível em: )

    Curtir

  7. Olá adorei seu blog de muita utilidade…sou Assistente Social, estou buscando filme para trabalhar com adolescentes vitimizados em uma escola…

    Curtir

    • Oi Dedé! que bom que gostou e agradeço por deixar um comentário!
      Como eu não tenho uma lista de filmes separados por categorias (idade) não sei indicar assim, até porque não sei o tema que você gostaria de trabalhar!
      Deixo aberto aqui, quem sabe algum colega não indica?
      um abraço

      Curtir

    • Olá Dedé! Tem um filme chamado “A Onda” que é bem interessante e acho que tem a ver com o que você quer… também tem o clássico “A sociedade dos poetas mortos” que pode ser usado. Abraços!

      Curtir

  8. Olá Rozana! lindas sugestões alguns já utilizei e são feras mesmos como: o premiado sonho possível e a procura da felicidade. Deixo minha sugestão: O debate com Denzel washigton que fala sobre preconceito racial e caminhos percorridos pela educação e mídia. ‘Ela dança Eu danço IV também é um excelente filme que trata de como utilizar a internet de maneira produtiva em prol de manifestações e também a arte da dança em expressão de um ideal, além de tratar das relações de amizades e pais e filhos.
    abraços!!!

    Curtir

  9. NOSSA MUITO BOM O SEU BLOG DESCOBRI É MUITO PROVEITOSO. SOU ASSISTENTE SOCIAL DO CRAS E PRECISO MUITO DE SUGESTÕES RICO PARA O TRABALHO COM FAMÍLIAS.

    Curtir

  10. Sugiro tmbm o filme Como estrelas na terra que conta a história de um menino disléxico que sofre com a incompreensão de todos que o cercam, até encontrar um professor que o entende e o ajuda, mudando assim tudo a sua volta.

    Curtir

  11. Rozana adorei a página. Quero sugerir ” O Senhor das moscas”. Trata da importancia do adulto como mediador dos conflitos em um grupo de adolescentes.

    Curtir

  12. Filme: Corajosos!

    Quatro homens, um legado: servir e proteger. Como agentes da lei, eles são confiantes e concentrados, preparados para o pior que as ruas pode oferecer. No entanto, ao final do dia, eles enfrentam um desafio na qual não estão preparados: a responsabilidade de ser pai. Quando uma tragédia atinge suas casas, esses homens são deixados lutando com as suas esperanças, seus medos, sua fé, e sua paternidade.
    Diariamente, Adam Mitchell (Alex Kendrick) e Nathan Hayes (Ken Bevel) enfrentam desafios variados por conta da profissão em que escolheram: policiais. No entanto, outra rotina os desafia, mas para a tarefa de pai esta dupla não está preparada. Seus filhos estão ficando cada vez mais distantes e, apesar do sucesso de Adam e Nathan em cuidar da sociedade, eles não sabem como tomar conta das pessoas por quem mais têm afeto.

    Curtir

  13. Sugiro o filme ” Além da sala de aula”. O filme relata a história de uma jovem professora soanhadora e apaixonada pela profissão, que conseguiu fazer um trabalho esplêndido em uma escola de uma comunidade carente. Utilizamos ele para trabalhar monitores do PETI. Recomendadíssimo!!!

    Curtir

  14. Rozana, este blog é maravilhoso, está me ajudando muito em relação a muitas dúvidas. Fiquei surpreso em achar este tópico para filmes temáticos, uma boa iniciativa. Deixo aqui uma sugestão:

    Filme: The Namesake (título original) / Nome de Família (em português).

    Um belo filme de 2006, onde são tratados assuntos familiares, étnicos, culturais, afetivos, de identidade, valores… o filme gira em torno da história dos membros de uma família indiana que se confronta com questões “ocidentais” e mudanças familiares. Muito inspirador.

    Curtir

  15. Ola, adorei as sugestões de filmes , são temas que encontramos no nosso cotidiano, é uma fonte de pesqueisa e de reflexões que podemos utilizar no nosso trabalho como assistente social.

    Curtir

  16. Bom dia! adorei o blog! e tenho uma sugestão de filme (documentário) se chama “Pro dia Nascer Feliz” dirigido por João Jardim. É maravilhoso! Mostra realidades de seis escolas públicas e privadas do PE, RJ e SP. É muito humano, visão de alunos (impressionante!) e professores. Uma grande reflexão, usei em um eixo do Ação Jovem e foi muito positiva a reação deles. Recomendadíssimo!

    Curtir

  17. Olá, estou gostando bastante desse espaço! Parabéns Rozana!!
    Então tem um filme que gosto bastante que já trabalhei com adolescentes que é Preciosa – Uma História de Esperança: Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo’Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de “Mongo”, por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

    Um outro é Furacão Camille: Após a passagem de um furacão na ilha Sister, no Mississippi, uma menina é encontrada na costa. Apesar de poucas pessoas viverem na ilha, ninguém afirma conhecer a menina. Incapaz de falar, resta a Dorrie, que tornou-se responsável pela menina, descobrir a verdade sobre a família dela.

    Curtir

  18. Sinopse:
    ‘O Contador de Histórias’ gira em torno da trajetória de Roberto Carlos, um menino pobre de Belo Horizonte que, durante a década de 70, cresce em uma entidade assistencial para menores então recém-criada pelo governo. Entre fugas e capturas, ele é considerado irrecuperável por seus educadores. A vida do garoto, porém, muda quando ele conhece a pedagoga francesa Margherit (Maria de Medeiros, de Pulp Fiction), que vem ao Brasil para realizar uma pesquisa. Juntos, aprendem importantes lições um com o outro, que mudarão as vidas de ambos para sempre.

    Curiosidades:
    » Com direção de Luis Villaça e produção de Denise Fraga e Francisco Ramalho Jr., O Contador de Histórias inspira-se na história real de Roberto Carlos Ramos, ex-menino de rua que se transformou em professor e contador de histórias, ofício no qual é hoje considerado um dos melhores do mundo.

    Curtir

  19. O filme “Prova de Fogo” é lindíssimo e traz uma bela lição para casais. (casamento, fidelidade, aceitação do outro, relações humanas, etc.)

    O filme ” Um amor para recordar” é um recomendado para jovens, o mesmo revela uma lida lição de vida. (relacionamento, relações humanas, aceitação do outro, discriminação, luta pela vida, etc.)

    Curtir

  20. Assisti um essa semana mto bom “As vezes o amor não é o bastante” trata de familias que sofrem com o vício do alcool.

    Outro: Fronte of class (inclusão, perseverança, familia)
    Outro: Além da sala de aula ( professor, pessoas marginalizadas, governo)

    Curtir

  21. À medida que for lembrando, vou postando mais filmes…
    O Clássico Kramer x Kramer (Relações humanas, casamento, separação, fases de desenvolvimento humano, mudanças, escolhas, responsabilidade paterna)

    Curtir

    • Minha SEgestçai é Meu nome não é Johnny (2008).o filme retrata a história de João Estrella, um garoto de classe média alta da cidade do Rio de Janeiro que se envolveu com drogas precocemente. No decorrer da trama, o rapaz começa a utilizar drogas mais “pesadas” e acaba se envolvendo com tráfico, apesar da boa relação com os pais e da situação econômica favorável.

      Curtir

Deixe seu comentário, sugestão, dúvida, crítica...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s