MDS lança caderno de Orientações SCFV e PETI


MDSClique para baixar o documento :Orientações Técnicas sobre o SCFV

Esta é uma publicação que se constitui em um importante instrumento para qualificar e dinamizar a organização e  implementação do PETI. As ações previstas neste documento servem como ponto de partida para que estados, municípios e Distrito Federal atuem fortemente na prevenção e erradicação do trabalho infantil e ampliem sua rede de proteção por meio da inclusão de crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Clique para baixar o documento: orientações técnicas PETI GESTÃO

Esta publicação que se constitui de um conjunto de diretrizes, conceitos, informações, orientações e procedimentos que tem como propósitos fundamentais orientar e apoiar os Estados, os Municípios e o Distrito Federal na coordenação, no planejamento, na execução e no acompanhamento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.

 

 

Boa Leitura!

Fonte: MDS

 

About these ads

72 comentários em “MDS lança caderno de Orientações SCFV e PETI

  1. Olá Rozana, boa tarde. Sou coordenadora do Serviço de Convivência da minha cidade. Gostaria de uma ajuda, para atividades para o grupo de adolescentes. Estou tendo um pouco de dificuldade com tal grupo, uma vez que esses são bastantes “inflexível” no que tange a respeito de atividades no SCFV. Não gostam de palestras, não gostam de dinâmicas. São um tanto complicados nas atividades, gostaria de saber o que posso fazer, qual atividades de estimulo. estou um tanto preocupada com esses jovens. Uma vez que esses precisam de ajudam, pois a situação desses é bem vulneráveis. Desde já agradeço, atenciosamente Patrícia.

    Curtir

    • Oi Patrícia,
      Fica difícil comentar, sugerir uma atividade apenas com essas informações, pois é preciso um estudo aprofundado da realidade da oferta do SCFV na sua cidade. Porém, seus comentários me fizeram refletir o seguinte: será que o SCFV é realmente uma resposta para as demandas desses adolescentes? como está o acompanhamento pelo PAIF? o acompanhamento foi sistemático de fato? o que possibilitou aos técnicos realizarem estudo e planejamento de acompanhamento familiar? (etapa fundamental para analisar se o SCFV é realmente a saída para geração de impacto social na família – o que nem sempre acontece, uma realidade da precariedade dos PAIF e PAEFI). Diante dessas reflexões, será que podemos dizer que são, os adolescentes, realmente “inflexíveis”?

      O que você acha? (espero sua nova visita)

      Um abraço
      Um abraço

      Curtir

    • Oi Fabíola, que bom que gostou do Blog, obrigada!

      Favor se inscrever no Blog para receber as atualizações. Assim, quando eu publicar você recebe por e-mail, pois não tenho como prever a data da publicação e enviar e-mails particularizados.

      Um abraço

      Curtir

  2. Boa Noite, Sou Técnica do CRAS e estou precisando de um suporte, se possível, que deixasse um link ou então enviar-nos um modelo de ficha cadastral para os usuários do SCFV nas modalidades: 0 a6; 7 a 15; idosos.
    Agradeço pela atenção.
    Maria do Socorro de Sousa

    Curtir

  3. Bom dia, Rozana Fonseca!
    Gostaria, se possível, que deixasse um link ou então enviar-nos um modelo de ficha cadastral para os usuários do SCFV – 06 a 15 anos.
    Sou orientador social do Serviço, mas precisamente da cidade de Piripiri – PI.
    Nós temos um modelo, porém o mesmo é de difícil manuseio, por isso venho, através deste canal solicitar sua ajuda quanto à resolução do “problema”.
    Ademais, parabéns pela iniciativa de ajudar-nos quanto aos serviços de convivência.

    Abraço!

    Curtir

      • Boa noite Rozana…

        Fazendo uso das palavras do nosso colega de trabalho da politica de assistência social, o Silvio gostaria de lhe parabenizar pela iniciativa deste blog, rico de informações ainda mais para nós psicólogos que nossa inserção no SUAS, é muito valiosa, porém ainda bem confusa nos desempenho do papel, mas enfim quero lhe pedir se você também pode estar me enviando seus modelos de ficha e se também tiver modelo de parecer para inserção no SCFV, gostaria que me enviasse no meu email,ok…bjos lhe aguardo.

        Curtir

        • Oi Andressa! Muito obrigada pelo comentário e considerações!

          Vou organizar os modelos de ficha para publicar aqui no Blog, quanto ao parecer, eu não tenho e nem sei se é necessário. Acredito que não.
          Um abraço

          Curtir

  4. Olá Sou Bruno sou Coordenador do Peti de Acrelândia Acre….E NÃO RECEBI AINDA A CARTILHA DO PETI, NÃO TENHO CONHECIMENTO DO SITE PARA ABAIXAR A CARTILHA PODERIA ME AJUDAR ?? meu e-mail e : cacaac15@hotmail.com , desde ja meu Muito Obrigado.

    Curtir

  5. Olá Rozana! sou coordenadora do PETI em Taió e não recebemos estes cadernos e tb não consegui baixar vc pode me mandar?

    obrigada Gizéli

    Curtir

  6. Sou Assistente Social do CRAS do município de Peçanha – MG e gostaria de receber as cartilhas para atividades com os Idosos, nós aqui temos publico diferenciado, temos idosos q/ virao ao CRAS, gostam de oficinas, atividades e outro grupo que sao mais carentes, temos q/ fazer busca ativa, teremos q/ fazer o trabalho nos bairros pr dps traze-los no CRAS . E precisamos de um maior conhecimento e aprendizagem.
    Atenciosamente.

    Curtir

  7. Olá Estou assumindo a Coordenação do peti em mundo novo – ms e gostaria de saber como faço um planejamento ideal para trabalhar com os monitores e também com as crianças e adolescentes?

    Curtir

    • Olá Ernandes! Bem-vindo!
      Acredito que não consigo ajudá-lo em algo tão especifico assim, sem conhecer sua realidade de trabalho, equipe … creio que para isso precisariamos nos comunicar bastante!!
      Mas, você assumiu a coordenação do Programa, onde a gestão do PETI é da Proteção social Especial, não é? o local onde ocorre as atividades com as crianças e adolescentes retiradas do trabalho é um núcleo de serviço de convivência e Fortalecimento de vínculos – SCFV que é da Proteção Social Básica. Como funciona aí?
      Abços

      Curtir

  8. Rozana adorei sua contribuição, muito louvável, estou assumindo 3 PETIs aqui em JARDIM-MS e ja fui coordenadora de LP em minha escola gostaria de saber exatamente como fazer um planejamento dentro da minha realidade? ah ja tenho as cartilhas do PETI, obrigada!

    Curtir

    • Oi Valquiria, bem-vinda aqui e obrigada pelo carinho! Bom, acredito que precisariamos trocar mais informações sobre seu trabalho e sobre sua realidade aí, Não vejo como poderia ajudá-la apenas com essas informações repassadas. Quando vocÊ fala em 3 PETIs, como funciona aí? não seriam 3 unidades que ofertam Serviço de Convicência e Fortalecimento de Vínculos para crinaças e adolescentes – prioritariamente àqueles em situação de trabalho?
      Espero seu retorno!
      um abraço

      Curtir

  9. Bom dia!
    Sou Assistente Social do CRAS do município do Lastro – PB e gostaria de receber as cartilhas do PETI, não consegui baixar e o momento estamos capacitado os moitores. E precisamos de um maior cohecimento e aprendizagem.
    atenciosamente,

    Curtir

  10. Olá Rosana?!
    Me diz o material que está enviando sobre o Peti, poderia me enviar??
    Estou assumindo a coordenação, e está tão difícil de encontrar as diretrizes do Programa.
    Se tiver um plano anual do programa, e puder me enviar, seria muito maravilhoso.
    Abraços e adorei seu espaço…
    paty.ortelhado@hotmail.com

    Curtir

  11. olá!rozana.me chomo Elisete sou de itacarambi,fiquei enteressada pela apostilla do peti,gostaria mito que mandasse para mim.obrigado.bjs….

    Curtir

  12. No primeiro momento quero parabenizá-la por sua atenção e partilha,creio que você seja um anjo na vida de todos que tem o compromisso de servir o próximo.Que Deus ilumine sempre seus caminhos e que sua luz possa resplandecer de graças a todos que precisem de sua ajuda.Gostaria muito de fazer parte de seu círculo de amigos on-line e receber informações inerentes ao SCFV de crianças ,jovens e idosos.Sou Técnica de referência dos serviços de convivência do CRAS Zita Cunha_Barcarena-Pará.meu e-mail kassyavls@gmail.com.

    Curtir

  13. Sou coordenadora do PETI do Meu município Aguiar -Pb e gostaria de receber modelo de plano de ação para o pETI

    Curtir

  14. DESCULPE ESPRESSEI ERRADO O QUE REALMENTE EU DESEJO.
    O NOME CORRETO É: Orientações Técnicas Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no SUAS
    E TAMBEM O CADERNO DE OFICINAS DE POSSIVEL.
    OBRIGADA!
    KARLA PAIXÃO

    Curtir

  15. OLÁ ! SOU KARLA PAIXÃO, ADOREI A 2 VERSÃO DA CARTILHA Orientações Técnicas Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no SUAS. POR GENTILEZA SOU EDUCADORA SOCIAL DO PETI DE MINHA CIDADE EM MINAS GERAIS. ME ENVIE ESSA CARTILHA POR FAVOR. DESDE JÁ ! MUITO OBRIGADA
    MEU E – MAIL: karladapaixao@hotmail.com

    Curtir

  16. Oi, sou Denair – assistente social do CRAS de Firminópolis-GO, Gostaria de receber a cartilha para estar mais preparada no acompanhamento do programa em meu município.
    meu email desagrilo@yahoo.com.br
    aguardo resposta.

    Curtir

  17. Oi meu nome é Silvia sou coordenadora do PETI em Casa Nova Bahia e queria por favor que me esclarecesse uma duvida,quem é beneficiario do bolsa famila não recebe o bolsa peti?
    E queria q me mandasse algumas atividades ludicas mais exercidas no peti.
    Att. Silvia

    Curtir

    • Oi Silvia,
      Os dois programas são integrados, e depende da renda família: as famílias que recebem menos de 140 por pessoa, receberão o PBF e o PETI ( claro tendo algum membro em trabalho infantil) já aquelas que o recebimento ultrapassa 140,00 terá a transferencia apenas do PETI!

      Curtir

  18. Rosangela mim tire uma duvida em relação a logomarca padronizada do PETI,
    se possivel envie uma pra mim.

    Flavia Dória de Feira nova-SE.
    Um abraço.

    Curtir

  19. Oi Rosangela de Neópolis!Meu nome é Flavia, estou como Secretária dê Ação Social de Feira Nova-SE.
    Gostaria que você mim enviasse a cartilha do PETI, pois não tive acesso ainda.
    Agradeço desde já pela compreenção.
    Um Abraço!!

    Curtir

  20. BOM DIA SOU ROSANGELA COORDENADORA DO PETI DO MUNICIPIO DE NEÓPOLIS E NÃO RECEBI AINDA A CARTILHA DO PETI, NÃO TENHO CONHECIMENTO DO SITE PARA ABAIXAR A CARTILHA PODERIA ME AJUDAR OU ENVIAR A NOVA CARTILHA O MEU. EMAIL: cras.neopolis@hotmail.com desde já agradeço e fico no aguardo

    Curtir

  21. Meu Município, ainda não recebeu o caderno, por favor enviar para o PETI de Icatu – MA, situado no Povoado Baiacui,CEP:65170-000 ou para o imail:anagabizinha2011@hotmail.com.
    De já agradecemos a sua atenção.

    Curtir

  22. Meu Município, ainda não recebeu o caderno, por favor enviar para o PETI de Icatu – MA, situado no Povoado Baiacui,CEP:65170-000 ou para o imail:anagabizinha2011@hotmail.com.
    De já agradecemos a sua atenção.

    Curtir

  23. Bom dia, me chamo Jehnyffer e sou coordenadora do Sistema SUAS/WEB e SISPETI do município de São Miguel do Guamá, e gostaria que me enviasse via email as cartilhas para que sejam repassadas ao coordenador e demais funcionários do PETI. Desde já agradeço a disponilibiade. Att, Jehnyffer.

    jehnyffer@yahoo.com.br

    Curtir

  24. Olá sou Arneudo Cesar coordenador do PETI ,no Município de Nova Russas,e gostaria que alguém me enviasse estes manuais do Programa.Grato,arneudocesar@hotmail.com

    Curtir

  25. Olá, sou do municipio de Aral Moreira e gostaria de saber se toda criança cuja familia é beneficiária do Bolsa Familia deve ser inserida no PETI, ainda que ésta nao esteja no trabalho infantil ?Ou seja, familia benificiária, logo, filhos no Peti?

    Curtir

  26. Favor alguém me envie por email a apostila pois não consigo baixar. Muito obrigada!!!

    Curtir

  27. Meu municipio ainda não recebeu, e eu também não consegui baixar, pois sempre aparece a mensagem que o arquivo está corrompido. Alguém que baixou pode me enviar por email? por favor

    Curtir

Deixe seu comentário, sugestão, dúvida, crítica...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s