Capacitação dos profissionais dos CRAS e CREAS


Está aberto o Pregão Eletrônico para Capacitação Cras e Creas – O MDS lançou o edital nº 18/2010 

Grifei os pontos que gostaria de tecer alguns comentários. A capacitação não será destinada aos serviodores contratados, MAS ESSE NÃO É O VÍNCULO DE TRABALHO DA MAIORIA DOS TÉCNICOS? o argumento é não capacitar o técnico que pode deixar o trabalho/ser substituído a qualquer momento. MAS UMA CAPACITAÇÃO DE 20 HORAS MERECE ESSA PRECAUÇÃO TODA?

Vamos ficar atentos ao início dos cursos!!

A capacitação tem com tema principal o “… atendimento integral e humanizado às mulheres em situação de violência; bem como com a articulação entre o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e as demais políticas de gênero”.

 Capacitação de Profissionais dos Cras e Creas A Capacitação de Profissionais dos Cras e Creas é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Secretaria Especial para Mulheres (SEPM) e o Ministério da Justiça (MJ).

O objetivo é oferecer aos profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas os conhecimentos e atitudes essenciais à abordagem da questão da violência contra as mulheres. Serão ofertadas 7.864 vagas para os assistentes sociais, os advogados e os psicólogos que atuem nos Cras e Creas. Os profissionais devem estar contratados por vínculo estatutário, regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) ou cargo comissionado.

 A Capacitação será descentralizada e realizada em uma única etapa presencial, formada de um Curso Básico dirigido igualmente aos profissionais que atuam nos Cras e nos Creas e de um Curso Avançado exclusivamente aos profissionais que atuam nos Creas. Ambos os cursos possuem carga horária de 20 horas de duração”.

Fonte: Publicado no site MDS no dia 17/08/2010 09:36

About these ads

39 comentários sobre “Capacitação dos profissionais dos CRAS e CREAS

  1. olá, gostaria de participar de cursos de formação, sou Pedagoga, ja atuei na equipe do cras por 1ano, no momento faço especialização em pedagogia social, gostaria de saber como fazer para realizar cursos.
    Obrigada

    Curtir

  2. oi Rozana tudo bem? Sei que este post é antigo, mas percebi a sua atenção, desde já obrigada!
    Gostaria de saber se sobre vagas para recem formados em psicologia. Em Cras, Creas, Caps, Ongs, pois gostaria muito de trabalhar e esta dificil conseguir emprego, mesmo como autonoma. Será que pode me ajudar com alguma informação? Qualquer uma serei muito grata. Sou da Bahia, mas vim tentar alguma coisa alem de fazer pós aqui em SP. Bjs

    Curtir

  3. Estou atuando como Psicopedagoga e Coordenadora do Creas gostaria de saber como particicipar das capacitações?

    Curtir

    • Maria,
      Esta postagem é de 2010 e estou acompanhando sempre esta notícia. Até agora não recebemos informações sobre como serão estas capacitações e nem quando! o meu Estado é Bahia, e na Secretaria do Estado não tem previsão para as capacitações, ok?
      Assim que eu tiver informações vou postar aqui. e se outro colega souber de capacitações em Estados, Municipios, deixe a informação aqui que eu repasso a todos!
      obrigada pelo contato!

      Curtir

  4. OLÁ ROSANA, TD BEM?! OLHA AMEI SEU BLOG SOU ESTUDANTE DE SERVIÇO SOCIAL, POR ENQUANTO ESTOU COMEÇANDO , ESTOU NO SEGUNDO SEMESTRE, MAIS JÁ SOU APAIXONADA PELO CURSO, E GOSTARIA DE TÁ TROCANDO SEMPRE IDEIAS COM VC.
    GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA, PELO FATO DE ESTÁ NO SEGUNDO SEMESTRE JÁ POSSO INICIAR UM ESTÁGIO? O INTERESSE É ENTENDER MELHOR COMO É O PROFISSIONAL (ASSISTENTE SOCIAL) E CLARO GANHAR EXPERIENCIA PARA ESTES LONGOS SEMESTRES QUE TENHO PELA FRENTE.
    DESDE JÁ TE AGRADEÇO!!
    BEIJOS!!!
    IVONETE SENA.

    Curtir

  5. oi Rozana gostaria de saber se o cras ou creas mesmo caps tem vagas para recem formados em psicologia? pois gostaria muito de trabalhar e esta dificil conseguir meprego.Qualquer informação serei muito grata a vc pela informação.

    Curtir

    • Olá Maila!
      Você é de qual cidade, estado? Posso adiantar que é comum ter vagas em vários Municípios de pequeno porte. Principalmente naqueles distantes de polos de Ensino superior.
      Nos diga de onde você é!!!
      um abraço e bem-vinda o mundo da profissão psi!

      Curtir

  6. sou psicologo no creas de cajueiro – Alagoas e gostaria de participar de um curso de capacitação voltado a area de atuação do psicologo. se houver disponibilidade, por favor, mantenha-me informado.

    Curtir

    • Oi Jailson,
      Inscreva seu e-amil aqui no blog para receber as novidades, assim quando sair informaçções sobre capacitação você terá acesso através das atualizações em seu e-mail!
      um abço

      Curtir

  7. Pingback: Os números de 2010 « CRASpsicologia

  8. Olá Rozana,é muito útil o seu blog!
    Só não consegui achar à esquerda como você indica pra saber a data da capacitação para técnicos do CRAS.Sou psicóloga e atuo em Itapevi.Gosto de frequentar eventos e capacitações com frequência.
    Um abraço!

    Curtir

  9. Olá!!!
    Estou me mudando para São Paulo e está previsto para fevereiro de 2011!! Gostaria de informações sobre como trabalhar nos CRAS, visto que hoje atuo em ambulatório de saude mental e me identifiquei muito com este tipo de trabalho!! ahh e sou psicóloga formada há 6 anos!!!!
    abraços!!

    Curtir

  10. Aos comentários sobre solicitação de aviso acerca da capacitação CRAS e CREAS,

    Caras leitoras,
    Estou sempre acompanhando as notícias a respeito, assim, quando tiver datas e alguma coisa nova publico aqui, ok?

    obrigada,

    Curtir

  11. Prezado(a) Colegas,

    Creio que todos nós esperamos por capacitação. Porém, acredito que se o nosso conselho de psicólogia fosse mais atuante, ja teríamos uma resposta. Não adianta esperarmos pelo MDS, que so promove encontros para os coordenadores, como se o resto da equipe não existisse.
    Temos que nós mobilizar e cobras dos CRP’s uma atução mais efetiva…

    Curtir

  12. OLá

    Fui Conselheira Tutelar,atuei no periodo de 3 anos,dai mim surgiu a ideia de atuar nessa area com criança e adolescnte, agora sou estudante de Servço Sociale quero cada a cada dia mim aperfeiçoar, quando concluir quero atuar no CRAS ou CREAS,por isso mim enteresso nessas capacitações

    Curtir

  13. Puxa vida! sou servidora contrada “CRAS” há dois anos e esperava muito por uma oportunidade de capacitação. Entretanto, fiquei muito decepcionada com as restrições impostas, afinal, a grande maioria trabalha de forma contratual que, em geral, também precisam de capacitação. Sendo assim, as vagas deveriam ser destinadas para TODOS que atuam na política e não para uma minoria. Pois, trabalhamos com a inclusão e não a exclusão de direitos PENSE NISSO …

    Curtir

  14. Gostaria muito de ser avisada de capacitações para EQUIPES DOS CREAS, sou coordenadora do Creas de OURO BRANCO MG. Sinto muita falta de capacitação.
    Abraços.

    Curtir

  15. É de grande valia esta Capacitação para os profissionais que atuam no CRAS/CREAS , visto que estes têm se deparado com demandas cada dia mais complexas como: a drogadição e em especial a violência doméstica que segundo estatística tem aumentado significativamente. Contudo, sou a favor que este seja voltado para os profissionais contratados por vínculo estatutário e regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

    Aildes Lopes Costa
    Assistente Social.

    Curtir

    • Oi Aildes, Bem-vinda sempre!
      como disse no comentário abaixo acredito que devemos sempre prezar por uma capacitade técnica de atuação e claro, reinvindicar por melhores condições de trabalho e segurança trabalhista, o que inclui os regimes de trabalho que você citou, pois sabemos que um grande entrave é a alta rotatividade dos tecnicos, e acredito que o fator mais deteminante é o salário que avilta nossa profissão (assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais que atuam nos CRAS, CREAS..

      Curtir

  16. De fato é incompreensível esta restrição, visto que em grande proporção os profissionais que atuam no CRAS e outras tantas políticas públicas não atendem a esta exiggência.A capacitação deve ser para quem lá atua, sem restrições, na minha opinião. E deveria ser para TODOS os que lá atuam, com vagas proporcionais aos interessados.

    Curtir

    • Concordo Marília ‘PARA OS QUE LÁ ATUAM” pois se não capacito a maioria dos técnicos (que são contratados) não há comprometimento com uma execução de qualidade dos serviços. Pois acr3edito que se levará um tempo até que todos os municípios se adequem às exigências de contratos por vínculo estatutário e e CLT ( aliás as exigências nem existem de fato).
      Assim, sou a favor que todos os tecnicos independentemente do regime de contratação tenham condições mínimas de atuar para e com os usuários dos serviços do SUAS.

      Curtir

  17. Oi.
    Interessante esse blog… vou passar a acessá-lo amis frequentemente. Gostei de saber que haverá capacitação para os profissionais de CRAS e CREAS…

    Curtir

Deixe seu comentário, sugestão, dúvida, crítica... sua participação é a parte mais importante deste espaço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s